Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) Educação e Relações Étnico-Raciais
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21891
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 12848
    "titulo" => "PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID12848_17082016201853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLOS DANIEL DE SOUSA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "KARLOS DANIEL"
    "autor_email" => "danielrcc13@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21891
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 12848
    "titulo" => "PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID12848_17082016201853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLOS DANIEL DE SOUSA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "KARLOS DANIEL"
    "autor_email" => "danielrcc13@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.