Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE O DESAFIO DA PERMANÊNCIA E O AUTO-RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS DA PERMANÊNCIA, DIÁLOGO, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1771
    "inscrito_id" => 7870
    "titulo" => "PERCEPÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE O DESAFIO DA PERMANÊNCIA E O AUTO-RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO"
    "resumo" => "Quais são os desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina? Os mesmos se auto-reconhecem como atuantes da profissão docente? Visando responder a estas perguntas, esse trabalho consiste em relatar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. O instrumento de coleta de dados utilizado era composto por questões sobre o ingresso no curso, a permanência e o incentivo em manter por parte da instituição. O desenvolvimento deste estudo foi considerado relevante visto que, um dos desafios atuais das Instituições de Ensino Superior (IES) é o de manter seus alunos na mesma, sendo assim, o questionário teve como objetivo conhecer parte desses alunos, para que a IES possa buscar meios de dialogar com os discentes sobre esses desafios e o auto-reconhecimento da profissão. O público alvo participante foram 15 estudantes do curso de Licenciatura em Física e os resultados obtidos revelaram ser significativos, pois poderão contribuir para que a IES reflita sobre as suas práticas quanto à formação docente dos futuros professores de Física da Região do Vale do São Francisco, visto que não só aqui, mas no país há uma carência enorme de atuantes nessa área. Então é preciso elaborar medidas para minimizar a evasão e incentivar os alunos a não desistir desta carreira tão importante para a educação em nível nacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS DA PERMANÊNCIA, DIÁLOGO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7870_15082016143646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS C."
    "autor_email" => "matheusds.carvalho@hotmai"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1771
    "inscrito_id" => 7870
    "titulo" => "PERCEPÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE O DESAFIO DA PERMANÊNCIA E O AUTO-RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO"
    "resumo" => "Quais são os desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina? Os mesmos se auto-reconhecem como atuantes da profissão docente? Visando responder a estas perguntas, esse trabalho consiste em relatar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. O instrumento de coleta de dados utilizado era composto por questões sobre o ingresso no curso, a permanência e o incentivo em manter por parte da instituição. O desenvolvimento deste estudo foi considerado relevante visto que, um dos desafios atuais das Instituições de Ensino Superior (IES) é o de manter seus alunos na mesma, sendo assim, o questionário teve como objetivo conhecer parte desses alunos, para que a IES possa buscar meios de dialogar com os discentes sobre esses desafios e o auto-reconhecimento da profissão. O público alvo participante foram 15 estudantes do curso de Licenciatura em Física e os resultados obtidos revelaram ser significativos, pois poderão contribuir para que a IES reflita sobre as suas práticas quanto à formação docente dos futuros professores de Física da Região do Vale do São Francisco, visto que não só aqui, mas no país há uma carência enorme de atuantes nessa área. Então é preciso elaborar medidas para minimizar a evasão e incentivar os alunos a não desistir desta carreira tão importante para a educação em nível nacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS DA PERMANÊNCIA, DIÁLOGO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7870_15082016143646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS C."
    "autor_email" => "matheusds.carvalho@hotmai"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Quais são os desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina? Os mesmos se auto-reconhecem como atuantes da profissão docente? Visando responder a estas perguntas, esse trabalho consiste em relatar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. O instrumento de coleta de dados utilizado era composto por questões sobre o ingresso no curso, a permanência e o incentivo em manter por parte da instituição. O desenvolvimento deste estudo foi considerado relevante visto que, um dos desafios atuais das Instituições de Ensino Superior (IES) é o de manter seus alunos na mesma, sendo assim, o questionário teve como objetivo conhecer parte desses alunos, para que a IES possa buscar meios de dialogar com os discentes sobre esses desafios e o auto-reconhecimento da profissão. O público alvo participante foram 15 estudantes do curso de Licenciatura em Física e os resultados obtidos revelaram ser significativos, pois poderão contribuir para que a IES reflita sobre as suas práticas quanto à formação docente dos futuros professores de Física da Região do Vale do São Francisco, visto que não só aqui, mas no país há uma carência enorme de atuantes nessa área. Então é preciso elaborar medidas para minimizar a evasão e incentivar os alunos a não desistir desta carreira tão importante para a educação em nível nacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.