Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM AULAS DE MATEMÁTICA: ENTRE CONCEPÇÕES E AÇÕES.

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22012
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2140
    "inscrito_id" => 9472
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM AULAS DE MATEMÁTICA: ENTRE CONCEPÇÕES E AÇÕES."
    "resumo" => "Este texto relata uma pesquisa que teve como finalidade identificar se professores de matemática reconhecem práticas pedagógicas com o viés interdisciplinar em suas aulas e analisar se essas práticas, segundo o discurso deles, condizem com a interdisciplinaridade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos para compor uma revisão de literatura sobre o tema, e uma pesquisa de campo, através de entrevistas com professores, onde utilizamos questionário semiestruturado. As respostas dadas ao questionário foram organizadas e analisadas a partir do referencial teórico estudado e que compõe este artigo. De acordo com as respostas dadas ao questionário, foi possível perceber que os docentes entrevistados, em sua maioria, não enunciam explicitamente um trabalho didático com a matemática em uma perspectiva inter e/ou transdiscplinar, pois apesar de apresentarem estratégias de aproximação do aluno com o aprendizado, ainda não conseguem distinguir e colocar em práticas esses conceitos. Alertamos, a partir desse estudo, para a necessária atenção a essa temática na formação docente, tanto inicial quanto continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9472_15082016213710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JAMYLLA PAIVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "JAMYLLA FREITAS"
    "autor_email" => "jamylla2009@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22012
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2140
    "inscrito_id" => 9472
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM AULAS DE MATEMÁTICA: ENTRE CONCEPÇÕES E AÇÕES."
    "resumo" => "Este texto relata uma pesquisa que teve como finalidade identificar se professores de matemática reconhecem práticas pedagógicas com o viés interdisciplinar em suas aulas e analisar se essas práticas, segundo o discurso deles, condizem com a interdisciplinaridade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos para compor uma revisão de literatura sobre o tema, e uma pesquisa de campo, através de entrevistas com professores, onde utilizamos questionário semiestruturado. As respostas dadas ao questionário foram organizadas e analisadas a partir do referencial teórico estudado e que compõe este artigo. De acordo com as respostas dadas ao questionário, foi possível perceber que os docentes entrevistados, em sua maioria, não enunciam explicitamente um trabalho didático com a matemática em uma perspectiva inter e/ou transdiscplinar, pois apesar de apresentarem estratégias de aproximação do aluno com o aprendizado, ainda não conseguem distinguir e colocar em práticas esses conceitos. Alertamos, a partir desse estudo, para a necessária atenção a essa temática na formação docente, tanto inicial quanto continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9472_15082016213710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JAMYLLA PAIVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "JAMYLLA FREITAS"
    "autor_email" => "jamylla2009@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este texto relata uma pesquisa que teve como finalidade identificar se professores de matemática reconhecem práticas pedagógicas com o viés interdisciplinar em suas aulas e analisar se essas práticas, segundo o discurso deles, condizem com a interdisciplinaridade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos para compor uma revisão de literatura sobre o tema, e uma pesquisa de campo, através de entrevistas com professores, onde utilizamos questionário semiestruturado. As respostas dadas ao questionário foram organizadas e analisadas a partir do referencial teórico estudado e que compõe este artigo. De acordo com as respostas dadas ao questionário, foi possível perceber que os docentes entrevistados, em sua maioria, não enunciam explicitamente um trabalho didático com a matemática em uma perspectiva inter e/ou transdiscplinar, pois apesar de apresentarem estratégias de aproximação do aluno com o aprendizado, ainda não conseguem distinguir e colocar em práticas esses conceitos. Alertamos, a partir desse estudo, para a necessária atenção a essa temática na formação docente, tanto inicial quanto continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.