Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA ALFA E BETO: REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PROGRAMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22051
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2826
    "inscrito_id" => 6870
    "titulo" => "PROGRAMA ALFA E BETO: REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral: refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem sob a atuação do programa alfa e beto em escola  pública em Bom Jesus (PI); e como  objetivos específicos: avaliar a proposta do programa alfa e beto; discutir sobre resultados obtidos com a atuação do programa; Analisar como acontece na pratica esse programa, assim como suas possibilidades e limitações. Para nortear o desenvolvimento deste estudo, surgem as seguintes indagações: Qual a proposta do programa? Como acontece na pratica o programa, suas possibilidades e limitações? Para o desenvolvimento deste estudo elaboramos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Ainda realizamos uma pesquisa de campo, em que entrevistamos professores de uma escola pública do município de Bom Jesus (PI), região sul do estado do Piauí. Onde foram analisadas as respostas referentes aos questionamentos realizados. Tivemos como resultados que a atuação do programa nas escolas públicas está longe da realidade das escolas privadas. E o processo de ensino aprendizagem está sendo prejudicado, pelo planejamento exclusivo do programa, sem interferências do professor em sua pratica educativa. Consideramos que a atuação do programa alfa e beto na escola pública pesquisada, não está tendo resultados satisfatório, no que se refere a aprendizagem dos alunos, principalmente conseguir alfabetizar grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo em vista, as dificuldades que os professores têm de trabalhar o programa e as limitações dos alunos mediante as atividades proposta pelo programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6870_17082016182954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE SOUSA"
    "autor_email" => "raianebiolog@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22051
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2826
    "inscrito_id" => 6870
    "titulo" => "PROGRAMA ALFA E BETO: REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral: refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem sob a atuação do programa alfa e beto em escola  pública em Bom Jesus (PI); e como  objetivos específicos: avaliar a proposta do programa alfa e beto; discutir sobre resultados obtidos com a atuação do programa; Analisar como acontece na pratica esse programa, assim como suas possibilidades e limitações. Para nortear o desenvolvimento deste estudo, surgem as seguintes indagações: Qual a proposta do programa? Como acontece na pratica o programa, suas possibilidades e limitações? Para o desenvolvimento deste estudo elaboramos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Ainda realizamos uma pesquisa de campo, em que entrevistamos professores de uma escola pública do município de Bom Jesus (PI), região sul do estado do Piauí. Onde foram analisadas as respostas referentes aos questionamentos realizados. Tivemos como resultados que a atuação do programa nas escolas públicas está longe da realidade das escolas privadas. E o processo de ensino aprendizagem está sendo prejudicado, pelo planejamento exclusivo do programa, sem interferências do professor em sua pratica educativa. Consideramos que a atuação do programa alfa e beto na escola pública pesquisada, não está tendo resultados satisfatório, no que se refere a aprendizagem dos alunos, principalmente conseguir alfabetizar grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo em vista, as dificuldades que os professores têm de trabalhar o programa e as limitações dos alunos mediante as atividades proposta pelo programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6870_17082016182954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE SOUSA"
    "autor_email" => "raianebiolog@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral: refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem sob a atuação do programa alfa e beto em escola pública em Bom Jesus (PI); e como objetivos específicos: avaliar a proposta do programa alfa e beto; discutir sobre resultados obtidos com a atuação do programa; Analisar como acontece na pratica esse programa, assim como suas possibilidades e limitações. Para nortear o desenvolvimento deste estudo, surgem as seguintes indagações: Qual a proposta do programa? Como acontece na pratica o programa, suas possibilidades e limitações? Para o desenvolvimento deste estudo elaboramos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Ainda realizamos uma pesquisa de campo, em que entrevistamos professores de uma escola pública do município de Bom Jesus (PI), região sul do estado do Piauí. Onde foram analisadas as respostas referentes aos questionamentos realizados. Tivemos como resultados que a atuação do programa nas escolas públicas está longe da realidade das escolas privadas. E o processo de ensino aprendizagem está sendo prejudicado, pelo planejamento exclusivo do programa, sem interferências do professor em sua pratica educativa. Consideramos que a atuação do programa alfa e beto na escola pública pesquisada, não está tendo resultados satisfatório, no que se refere a aprendizagem dos alunos, principalmente conseguir alfabetizar grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo em vista, as dificuldades que os professores têm de trabalhar o programa e as limitações dos alunos mediante as atividades proposta pelo programa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.