Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSIÇÃO DE MELHORIA DO APRENDIZADO POR MEIO DE UM APLICATIVO BASEADO EM CLICKERS

Palavra-chaves: APRENDIZADO, CLICKERS, METODOLOGIA, RESULTADOS Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22082
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2823
    "inscrito_id" => 11952
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE MELHORIA DO APRENDIZADO POR MEIO DE UM APLICATIVO BASEADO EM CLICKERS"
    "resumo" => "Exigências do mercado de trabalho fazem com que as instituições de ensino busquem diferentes formas de aperfeiçoar o aprendizado de seus alunos. As peculiaridades de cada individuo fazem desta tarefa um caminho desafiador para as instituições e principalmente para os profissionais do ensino nas mesmas. É neste contexto que o uso dos Clickers se insere, buscando uma maior interação entre docente-discente. Os avanços tecnológicos possibilitaram que aparelhos como os Clickers sejam uma ferramenta importante no desenvolvimento de novas formas de aprendizado, e este artigo mostrara como é possível adaptar esta tecnologia no modelo de ensino realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Experiências anteriores apresentaram dificuldades como, por exemplo, problemas na aquisição destes equipamentos. Com relação a parte técnica, é proposta: a utilização de determinadas linguagens de programação; o tipo de servidor; o modo como se dará a exibição dos dados armazenados e a estrutura de páginas a ser utilizada na aplicação do sistema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, CLICKERS, METODOLOGIA, RESULTADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID11952_17082016182804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS GOMES"
    "autor_email" => "mgomesde@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22082
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2823
    "inscrito_id" => 11952
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE MELHORIA DO APRENDIZADO POR MEIO DE UM APLICATIVO BASEADO EM CLICKERS"
    "resumo" => "Exigências do mercado de trabalho fazem com que as instituições de ensino busquem diferentes formas de aperfeiçoar o aprendizado de seus alunos. As peculiaridades de cada individuo fazem desta tarefa um caminho desafiador para as instituições e principalmente para os profissionais do ensino nas mesmas. É neste contexto que o uso dos Clickers se insere, buscando uma maior interação entre docente-discente. Os avanços tecnológicos possibilitaram que aparelhos como os Clickers sejam uma ferramenta importante no desenvolvimento de novas formas de aprendizado, e este artigo mostrara como é possível adaptar esta tecnologia no modelo de ensino realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Experiências anteriores apresentaram dificuldades como, por exemplo, problemas na aquisição destes equipamentos. Com relação a parte técnica, é proposta: a utilização de determinadas linguagens de programação; o tipo de servidor; o modo como se dará a exibição dos dados armazenados e a estrutura de páginas a ser utilizada na aplicação do sistema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, CLICKERS, METODOLOGIA, RESULTADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID11952_17082016182804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS GOMES"
    "autor_email" => "mgomesde@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Exigências do mercado de trabalho fazem com que as instituições de ensino busquem diferentes formas de aperfeiçoar o aprendizado de seus alunos. As peculiaridades de cada individuo fazem desta tarefa um caminho desafiador para as instituições e principalmente para os profissionais do ensino nas mesmas. É neste contexto que o uso dos Clickers se insere, buscando uma maior interação entre docente-discente. Os avanços tecnológicos possibilitaram que aparelhos como os Clickers sejam uma ferramenta importante no desenvolvimento de novas formas de aprendizado, e este artigo mostrara como é possível adaptar esta tecnologia no modelo de ensino realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Experiências anteriores apresentaram dificuldades como, por exemplo, problemas na aquisição destes equipamentos. Com relação a parte técnica, é proposta: a utilização de determinadas linguagens de programação; o tipo de servidor; o modo como se dará a exibição dos dados armazenados e a estrutura de páginas a ser utilizada na aplicação do sistema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.