Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALIDADE E DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN.

Palavra-chaves: DOCENTES, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22110
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2889
    "inscrito_id" => 16
    "titulo" => "REALIDADE E DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN."
    "resumo" => "A rede pública de ensino é constituída de inúmeras escolas que proporcionam educação para as pessoas, como também desenvolve os alunos para atuar no mercado de trabalho, adentrar nas universidades, e principalmente, formar cidadãos com um caráter crítico- reflexivo.  Essa é uma pesquisa constituída de um relato de experiência com revisão bibliográfica em uma escola pública no município de Mossoró/RN, de natureza qualitativa, tendo como objetivo discutir sobre a realidade e os desafios dos professores em uma escola pública. Diante disso, surge algumas indagações sobre: Os professores tem uma boa estrutura física para trabalhar? O contexto social da comunidade em que a escola estar inserida influência em suas práticas? Para fundamentar esse estudo, recorremos aos teóricos da educação, da sociologia e antropologia, como FREIRE (2016), LIBANEO (2007), DIAS (2004) e SILVA (1998). As escolas públicas estão inseridas em uma região repleta de crenças, valores, costumes e tradições. Vale salientar que os professores da escola pública do estudo respeitam os saberes populares dos alunos e trazem questões do seu cotidiano para debater em sala de aula, por exemplo, a falta de saneamento básico do seu bairro, a importância de preservar a natureza etc. Com isso, essa troca de conhecimentos entre o professor e o aluno possibilita um ambiente favorável para o aprendizado, fazendo com que esse profissional seja um mediador do conhecimento. Portanto, os professores não podem desistir da luta por uma educação pública de qualidade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na escola é necessário que tenham perseverança e também procurem estratégias para superar os obstáculos como: a falta de estrutura física e desvalorização do poder público com a docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCENTES, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID16_17082016193029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYCHOLLAS BRUNO AIRES DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NYCHOLLAS"
    "autor_email" => "nychollasmorais@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22110
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2889
    "inscrito_id" => 16
    "titulo" => "REALIDADE E DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN."
    "resumo" => "A rede pública de ensino é constituída de inúmeras escolas que proporcionam educação para as pessoas, como também desenvolve os alunos para atuar no mercado de trabalho, adentrar nas universidades, e principalmente, formar cidadãos com um caráter crítico- reflexivo.  Essa é uma pesquisa constituída de um relato de experiência com revisão bibliográfica em uma escola pública no município de Mossoró/RN, de natureza qualitativa, tendo como objetivo discutir sobre a realidade e os desafios dos professores em uma escola pública. Diante disso, surge algumas indagações sobre: Os professores tem uma boa estrutura física para trabalhar? O contexto social da comunidade em que a escola estar inserida influência em suas práticas? Para fundamentar esse estudo, recorremos aos teóricos da educação, da sociologia e antropologia, como FREIRE (2016), LIBANEO (2007), DIAS (2004) e SILVA (1998). As escolas públicas estão inseridas em uma região repleta de crenças, valores, costumes e tradições. Vale salientar que os professores da escola pública do estudo respeitam os saberes populares dos alunos e trazem questões do seu cotidiano para debater em sala de aula, por exemplo, a falta de saneamento básico do seu bairro, a importância de preservar a natureza etc. Com isso, essa troca de conhecimentos entre o professor e o aluno possibilita um ambiente favorável para o aprendizado, fazendo com que esse profissional seja um mediador do conhecimento. Portanto, os professores não podem desistir da luta por uma educação pública de qualidade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na escola é necessário que tenham perseverança e também procurem estratégias para superar os obstáculos como: a falta de estrutura física e desvalorização do poder público com a docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCENTES, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID16_17082016193029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYCHOLLAS BRUNO AIRES DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NYCHOLLAS"
    "autor_email" => "nychollasmorais@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A rede pública de ensino é constituída de inúmeras escolas que proporcionam educação para as pessoas, como também desenvolve os alunos para atuar no mercado de trabalho, adentrar nas universidades, e principalmente, formar cidadãos com um caráter crítico- reflexivo. Essa é uma pesquisa constituída de um relato de experiência com revisão bibliográfica em uma escola pública no município de Mossoró/RN, de natureza qualitativa, tendo como objetivo discutir sobre a realidade e os desafios dos professores em uma escola pública. Diante disso, surge algumas indagações sobre: Os professores tem uma boa estrutura física para trabalhar? O contexto social da comunidade em que a escola estar inserida influência em suas práticas? Para fundamentar esse estudo, recorremos aos teóricos da educação, da sociologia e antropologia, como FREIRE (2016), LIBANEO (2007), DIAS (2004) e SILVA (1998). As escolas públicas estão inseridas em uma região repleta de crenças, valores, costumes e tradições. Vale salientar que os professores da escola pública do estudo respeitam os saberes populares dos alunos e trazem questões do seu cotidiano para debater em sala de aula, por exemplo, a falta de saneamento básico do seu bairro, a importância de preservar a natureza etc. Com isso, essa troca de conhecimentos entre o professor e o aluno possibilita um ambiente favorável para o aprendizado, fazendo com que esse profissional seja um mediador do conhecimento. Portanto, os professores não podem desistir da luta por uma educação pública de qualidade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na escola é necessário que tenham perseverança e também procurem estratégias para superar os obstáculos como: a falta de estrutura física e desvalorização do poder público com a docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.