Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REDUZINDO CONDUTAS ANTISSOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PAUTADA NA EDUCAÇÃO EM VALORES

Palavra-chaves: VALORES, ESCOLA, CONDUTA Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente projeto se insere na área temática da educação, à medida que discute questões inerentes a redução de condutas antissociais no contexto escolar. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma intervenção pautada em valores que possibilitasse o aprimoramento dos discentes no âmbito escolar, seja em seu desempenho acadêmico ou no relacionamento interpessoal com os colegas e demais funcionários do âmbito escolar. Tal intervenção também objetivou promover uma redução das condutas antissociais e delitivas, possibilitando a adoção de valores pró-sociais nas condutas futuras dentro e fora do ambiente escolar. Participaram deste estudo 27 alunos de ambos os sexos, do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de João Pessoa. Estes foram randomicamente divididos em dois grupos: um experimental (7ºC) e outro controle (7°A), a maioria dos participantes foi do sexo feminino (51,9%) e com idade média de 10,58 (DP = 1,43), variando de 10 a 12 anos. Todos os participantes responderam no pré e pós-teste a Escala de Condutas Antissociais e Delitivas, o Questionário de Valores Básicos e perguntas de natureza demográfica. Os resultados demonstraram não haver diferença significativa entre os escores obtidos no pré e pós-teste. Nas duas condições os participantes endossaram em maior medida as subfunções existência e interativa. A partir destes resultados conclui-se que, mesmo que os valores sejam relativamente constantes, estes podem ser ensinados desde cedo com a familiarização de princípios que destaquem a promoção de práticas em prol de comportamentos pró-sociais.

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