Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REUTILIZAÇÃO DE PNEUS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE NO MARANHÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REUTILIZAÇÃO DE PNEUS, APRENDIZAGEM COLETIVA Pôster (PO) Educação Ambiental
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante do crescimento populacional e uma maior demanda de produtos industrializados, e marcado por uma sociedade cada vez mais consumista, enfatizam-se assim os problemas ambientais que começam a assolar a sociedade, podendo destacar principalmente a produção de meios de transportes nas pequenas e grandes cidades, assim aumentando a produção de pneus para garantir transportes seguros e com qualidade. Em relação ao descarte de pneus no meio ambiente, quando são abandonados em locais inadequados, além de servir de abrigo para procriar mosquitos e outros vetores, representam risco de incêndio que contamina o ar e seu óleo ao se infiltrar no solo contamina os lençóis freáticos. Nesse sentido, o trabalho visou realizar um levantamento qualitativo e quantitativo da opinião dos pais de alunos e funcionários da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, Caxias-MA, afim de verificar suas percepções sobre reaproveitamento de pneus como medida alternativa de preservação ao meio ambiente e expectativa de renda familiar, além de produzir peças criativas a partir de pneus para a produção de um parquinho para a escola. O trabalho foi realizado na escola Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, localizado no bairro Teso Duro da cidade de Caxias-MA, tendo como público alvo pais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e funcionários da escola para analisar suas percepções sobre o reaproveitamento de pneus e implantação de um parquinho a partir de peças produzidas com pneus inservíveis na escola. Foi ministrada palestras sobre Educação Ambiental e reaproveitamento de pneus para produção das peças do parquinho e sempre abordando a temática de Educação Ambiental nas produções. Percebeu-se através dos questionários que a maioria dos participantes não conheciam nenhum tipo de projeto que trabalhasse o reaproveitamento de pneus, mas já tinham tido contato com peças produzidas com pneus, como mesa, balanços, jarros e entre outros e acreditam que reutilizando pneus é possível se obter renda familiar. No entanto, relataram que quando encontram pneus largados em seus bairros ou em suas próprias residências, não fazem nada por não conhecerem nenhum de tratamento para esses pneus e a cidade não oferece atividades se sensibilização ou palestras que possam instruí-los a práticas de reutilização. Com a produção do parquinho e oficinas de pneus, os participantes se sentiram motivados a trabalhar com pneus e que o parquinho foi uma forma de incentivo para aprenderem um pouco mais sobre Educação Ambiental. A presente pesquisa permite concluir a importância de atividades na escola que possam inserir pais, funcionários e alunos em estímulo ao ensino e aprendizagem dos mesmos e que o tema de Educação Ambiental deve ser inserido na escola de forma prática, para que os participantes envolvidos possam refletir e construir opiniões críticas de mudanças diárias que minimizem a degradação ambiental da própria cidade, além de poder gerar renda familiar a partir da produção de peças com pneus inservíveis, ainda podem diminuir a degradação do meio ambiente e se manterem informatizados sobre os impactos gerados pelo descarte inadequados de pneus na cidade.

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