O presente artigo versa sobre a relevância da formação social, política, cultural, pedagógica e epistemológica do professor que atua no Ensino Superior, na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender suas ações e práticas pedagógicas. Para tanto, trazemos à discussão alguns aspectos importantes sobre a construção dos saberes do professor no Ensino Superior, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância, além das noções e conceitos primordiais referentes ao assunto em questão, tais como Educação, Ensino Superior e os modelos de Universidade no Brasil. O estudo se faz relevante na medida em que a sociedade enfrenta mudanças de ordem social, do conhecimento e de tecnologia, e, dessa forma, o Ensino Superior na modalidade presencial ou na modalidade a distância necessita ser repensado com novos paradigmas educacionais, com novas propostas pedagógicas e novas práticas educativas. No decorrer do artigo pretende-se dialogar sobre alguns questionamentos que se fazem presentes no cotidiano da prática profissional, tais como: Quais são os saberes necessários para a docência no Ensino Superior? Os saberes estão presentes na formação inicial do professor? Quais são os momentos históricos de docência na universidade no Brasil? Esclarece-se que o tema em questão foi discorrido e também dialogado como parte de um dos capítulos da tese de doutoramento em Educação da autora defendida em 2015, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em São Paulo, capital.