Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOFTWARE EDUCATIVO NA PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS: USO DO HAGAQUÊ EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO-PB

Palavra-chaves: PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS, SOFTWARES EDUCACIONAIS, REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22270
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2229
    "inscrito_id" => 3516
    "titulo" => "SOFTWARE EDUCATIVO NA PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS:  USO DO HAGAQUÊ EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO-PB"
    "resumo" => "Na atualidade, é improvável imaginar a dinâmica social e a organização humana sem a presença das inovações tecnológicas. Tais transformações evidenciam a necessidade humana pela busca e apropriação de novas informações continuamente e destaca o papel da educação como estratégia para orientar as mudanças sociais e educacionais. Considerando que as crianças têm grande interesse por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso e dos computadores na educação, o software multimídia HagáQuê é tomado como interface para a pesquisa aqui apresentada. O estudo foi iniciado com o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e tem como objetivo geral analisar a importância do uso de softwares educativos na produção de hipertextos em escolas de Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Boqueirão-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, apoiada no presente estudo em revisão da literatura e, na sequência, em observação e aplicação de questionários. Como principal resultado ora alcançado tem-se o reconhecimento da importância de inclusão dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a contribuição do software Hagáquê na produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. Conclui-se que o software HagáQuê tende a constituir um excelente recurso de incentivo à criação e leitura, incluindo vantagens como a facilidade de edição das histórias, uso de diversas imagens, cores e sons, atraindo a atenção e interação do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS, SOFTWARES EDUCACIONAIS, REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3516_16082016001322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22270
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2229
    "inscrito_id" => 3516
    "titulo" => "SOFTWARE EDUCATIVO NA PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS:  USO DO HAGAQUÊ EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO-PB"
    "resumo" => "Na atualidade, é improvável imaginar a dinâmica social e a organização humana sem a presença das inovações tecnológicas. Tais transformações evidenciam a necessidade humana pela busca e apropriação de novas informações continuamente e destaca o papel da educação como estratégia para orientar as mudanças sociais e educacionais. Considerando que as crianças têm grande interesse por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso e dos computadores na educação, o software multimídia HagáQuê é tomado como interface para a pesquisa aqui apresentada. O estudo foi iniciado com o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e tem como objetivo geral analisar a importância do uso de softwares educativos na produção de hipertextos em escolas de Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Boqueirão-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, apoiada no presente estudo em revisão da literatura e, na sequência, em observação e aplicação de questionários. Como principal resultado ora alcançado tem-se o reconhecimento da importância de inclusão dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a contribuição do software Hagáquê na produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. Conclui-se que o software HagáQuê tende a constituir um excelente recurso de incentivo à criação e leitura, incluindo vantagens como a facilidade de edição das histórias, uso de diversas imagens, cores e sons, atraindo a atenção e interação do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS, SOFTWARES EDUCACIONAIS, REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3516_16082016001322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Na atualidade, é improvável imaginar a dinâmica social e a organização humana sem a presença das inovações tecnológicas. Tais transformações evidenciam a necessidade humana pela busca e apropriação de novas informações continuamente e destaca o papel da educação como estratégia para orientar as mudanças sociais e educacionais. Considerando que as crianças têm grande interesse por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso e dos computadores na educação, o software multimídia HagáQuê é tomado como interface para a pesquisa aqui apresentada. O estudo foi iniciado com o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e tem como objetivo geral analisar a importância do uso de softwares educativos na produção de hipertextos em escolas de Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Boqueirão-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, apoiada no presente estudo em revisão da literatura e, na sequência, em observação e aplicação de questionários. Como principal resultado ora alcançado tem-se o reconhecimento da importância de inclusão dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a contribuição do software Hagáquê na produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. Conclui-se que o software HagáQuê tende a constituir um excelente recurso de incentivo à criação e leitura, incluindo vantagens como a facilidade de edição das histórias, uso de diversas imagens, cores e sons, atraindo a atenção e interação do aprendiz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.