Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOLUÇÕES ELETROLÍTICAS, REAÇÕES IÔNICAS ELETROVALENTE. PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: DISSOCIAÇÃO, , CONDUTIVIDADE ELÉTRICA, , IONIZAÇÃO, REAÇÃO QUÍMICA. Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A ligação iônica é um tipo de ligação entre os átomos que se dá por meio da atração eletrostática entre íons de cargas opostas. Nesta ligação sempre haverá um átomo que perde elétron(s) enquanto outro ganho elétron(s). Em uma ligação iônica, os átomos estão ligados pela atração de íons com cargas opostas. A teoria da repulsão entre os pares de elétrons da camada de valência, segue as regras do empacotamento máximo e a resultante das cargas desses íons no empacotamento tende a ser nula. A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino aprendizagem, por motivar os alunos, e facilitar a compreensão dos conteúdos e também por ajudar no seu dia a dia. O experimento relatado nesse trabalho foi realizado na Escola Estadual EREM Oliveira Lima, na cidade de Recife – PE, com a participação de 75 alunos do primeiro ano do ensino médio. Para compreender como as reações e as forças de atração e repulsão entre entidades moleculares ou entre grupos dentro da mesma entidade molecular diferentes daquelas que são devidas à formação de ligação ou a interação eletrostática de íons ou grupos iônicos uns com os outros ou com moléculas neutras, que podem ser usadas para gerar eletricidade e como a eletricidade pode ser obtida através de reações químicas, tende a ocorrer espontaneamente. A importância da experimentação no processo de aprendizagem é discutida por vários educadores que, em uma experiência de ensino não formal de Ciências, aposta na maior significância desta metodologia em relação à simples memorização da informação, método tradicionalmente empregado nas salas de aula. Para aumentar o interesse dos educando pela disciplina Química, deve-se, sempre que possível associar o conteúdo teórico às atividades experimentais. Nesse sentido, diversos trabalhos (VASCONCELOS & LEÃO, 2010) (ZANON & MALDANER, 2007) apontam para a necessidade de promover atividades práticas diversas como experimentos, jogos, teatro, parodias, dentre outras. Assim, o educador encontra apoio pedagógico na metodologia de projetos, cuja base teórica permite ao professor solucionar problemas diagnosticados proporcionando aos estudantes uma aprendizagem crítica e reflexiva em busca da produção do conhecimento (BEHRENS, 2005). Entendemos que quando a experimentação é desenvolvida juntamente com a contextualização, ou seja, levando em conta aspectos socioculturais e econômicos da vida do aluno, os resultados da aprendizagem poderão ser mais efetivos. A partir dessa compreensão, o objetivo deste trabalho foi gerar energia química como atividade experimental para explicar o grau de dissociação dos íons em uma solução de Hipoclorito de Sódio, placa de Alumínio e fios de Cobre, com a interação dos Íons houve uma condutividade elétrica e conseqüentemente a emissão de energia química.

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