Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE O GÊNERO: A DESIGUALDADE NO INGRESSO E PRESENÇA FEMININA NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Palavra-chaves: GÊNERO, UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22351
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 9909
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O GÊNERO: A DESIGUALDADE NO INGRESSO E PRESENÇA FEMININA NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "Este artigo apresentou como premissa levantar um breve panorama sobre as transformações relacionadas ao ingresso e presença das mulheres em áreas da Ciência a que elas tinham pouco acesso. Para isso apresentaremos uma discussão teórica que destaca alguns dados de dentro e fora do Brasil, para em seguida apresentar dados recentes da representação feminina no Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, em Pau dos Ferros-RN, buscando contextualizar a construção histórica dos ingressos por gênero e os dados recentes de pesquisas na área, a vistas da verificação de mudanças em relação aos arranjos historicamente construídos. Percebe-se uma participação muito baixa de mulheres no curso de Ciência e Tecnologia no câmpus analisado, os dados comprovam que no decorrer dos anos não houve um aumento significativo de ingresso feminino no curso. Os resultados da pesquisa possibilitam um retrato a nível local sobre a desigualdade da presença feminina nos cursos de Ciência e Tecnologia. A constatação da realidade do curso na UFERSA – Campus Pau dos Ferros desvela a necessidade de se ampliar o debate dentro da universidade e para a comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9909_15082016181133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "luana.nogueira@ufersa.edu"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22351
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 9909
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O GÊNERO: A DESIGUALDADE NO INGRESSO E PRESENÇA FEMININA NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "Este artigo apresentou como premissa levantar um breve panorama sobre as transformações relacionadas ao ingresso e presença das mulheres em áreas da Ciência a que elas tinham pouco acesso. Para isso apresentaremos uma discussão teórica que destaca alguns dados de dentro e fora do Brasil, para em seguida apresentar dados recentes da representação feminina no Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, em Pau dos Ferros-RN, buscando contextualizar a construção histórica dos ingressos por gênero e os dados recentes de pesquisas na área, a vistas da verificação de mudanças em relação aos arranjos historicamente construídos. Percebe-se uma participação muito baixa de mulheres no curso de Ciência e Tecnologia no câmpus analisado, os dados comprovam que no decorrer dos anos não houve um aumento significativo de ingresso feminino no curso. Os resultados da pesquisa possibilitam um retrato a nível local sobre a desigualdade da presença feminina nos cursos de Ciência e Tecnologia. A constatação da realidade do curso na UFERSA – Campus Pau dos Ferros desvela a necessidade de se ampliar o debate dentro da universidade e para a comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9909_15082016181133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "luana.nogueira@ufersa.edu"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresentou como premissa levantar um breve panorama sobre as transformações relacionadas ao ingresso e presença das mulheres em áreas da Ciência a que elas tinham pouco acesso. Para isso apresentaremos uma discussão teórica que destaca alguns dados de dentro e fora do Brasil, para em seguida apresentar dados recentes da representação feminina no Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, em Pau dos Ferros-RN, buscando contextualizar a construção histórica dos ingressos por gênero e os dados recentes de pesquisas na área, a vistas da verificação de mudanças em relação aos arranjos historicamente construídos. Percebe-se uma participação muito baixa de mulheres no curso de Ciência e Tecnologia no câmpus analisado, os dados comprovam que no decorrer dos anos não houve um aumento significativo de ingresso feminino no curso. Os resultados da pesquisa possibilitam um retrato a nível local sobre a desigualdade da presença feminina nos cursos de Ciência e Tecnologia. A constatação da realidade do curso na UFERSA – Campus Pau dos Ferros desvela a necessidade de se ampliar o debate dentro da universidade e para a comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.