Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“XADREZOO”: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO DE ZOOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22472
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2575
    "inscrito_id" => 8394
    "titulo" => "“XADREZOO”: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO DE ZOOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho relata a utilização de uma estratégia didática para o ensino de zoologia baseada no jogo de xadrez. O jogo intitula-se “XadreZOO” e consiste em um jogo de tabuleiro onde os/as alunos/as participam como peças de um jogo de xadrez. Nosso objetivo foi o despertar do interesse pela Zoologia nos/as alunos/as. Para avaliar as potencialidades do jogo, os/as alunos/as se submeteram a um pré-teste e a um pós-teste, além de uma análise qualitativa realizada durante a aplicação. Ambos os testes foram de múltipla escolha e o aproveitamento médio da turma foi de 85% no pós-teste em relação a 30% no pré-teste. Durante a atividade estimulamos a construção de respostas mais elaboradas como forma de complementar as informações obtidas nos testes e estimular a aprendizagem. A escolha de um jogo de tabuleiro como recurso didático mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente e com grande potencial para o ensino de zoologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8394_17082016115217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS PRISCILA DE SOUZA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "THAIS TORRES"
    "autor_email" => "thais_souza_torres@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22472
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2575
    "inscrito_id" => 8394
    "titulo" => "“XADREZOO”: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO DE ZOOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho relata a utilização de uma estratégia didática para o ensino de zoologia baseada no jogo de xadrez. O jogo intitula-se “XadreZOO” e consiste em um jogo de tabuleiro onde os/as alunos/as participam como peças de um jogo de xadrez. Nosso objetivo foi o despertar do interesse pela Zoologia nos/as alunos/as. Para avaliar as potencialidades do jogo, os/as alunos/as se submeteram a um pré-teste e a um pós-teste, além de uma análise qualitativa realizada durante a aplicação. Ambos os testes foram de múltipla escolha e o aproveitamento médio da turma foi de 85% no pós-teste em relação a 30% no pré-teste. Durante a atividade estimulamos a construção de respostas mais elaboradas como forma de complementar as informações obtidas nos testes e estimular a aprendizagem. A escolha de um jogo de tabuleiro como recurso didático mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente e com grande potencial para o ensino de zoologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8394_17082016115217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS PRISCILA DE SOUZA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "THAIS TORRES"
    "autor_email" => "thais_souza_torres@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho relata a utilização de uma estratégia didática para o ensino de zoologia baseada no jogo de xadrez. O jogo intitula-se “XadreZOO” e consiste em um jogo de tabuleiro onde os/as alunos/as participam como peças de um jogo de xadrez. Nosso objetivo foi o despertar do interesse pela Zoologia nos/as alunos/as. Para avaliar as potencialidades do jogo, os/as alunos/as se submeteram a um pré-teste e a um pós-teste, além de uma análise qualitativa realizada durante a aplicação. Ambos os testes foram de múltipla escolha e o aproveitamento médio da turma foi de 85% no pós-teste em relação a 30% no pré-teste. Durante a atividade estimulamos a construção de respostas mais elaboradas como forma de complementar as informações obtidas nos testes e estimular a aprendizagem. A escolha de um jogo de tabuleiro como recurso didático mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente e com grande potencial para o ensino de zoologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.