Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA: VIVENDO E APRENDENDO

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho aborda sobre a inclusão da educação de jovens e adultos na escola, baseado nas experiências de vida e nos saberes científicos como fundamentos básicos para a formação integral do aluno. Todos têm direito o acesso à leitura e a escrita, como uma ferramenta para o exercício de sua plena cidadania, não trazendo roteiros prontos para sua prática, pois se sabe que isso varia conforme o nível de conhecimento dos alunos da EJA. Esse analfabetismo continua a existir no Brasil com um número muito elevado de pessoas, cerca de 16 milhões de brasileiros, apesar da crescente campanha de programas para a erradicação do mesmo. Programas favorecidos pela democratização das oportunidades educacionais e pela universalização da educação básica, que pressupõe não só o direito, mas, de fato a garantia do acesso a alfabetização de todos os seus educandos, independente da faixa etária. Essa pesquisa busca estudar o papel da escola no processo de inclusão da educação de jovens e adultos dentro deste cenário educacional de hoje. Os estudos se baseiam na história e no parâmetro legal da educação de jovens e adultos que se fundamentam nas teorias de Freire, Santos e Gadotti. Com os resultados desse estudo, entendemos que a escola brasileira deve repensar e refazer seu projeto político pedagógico, suas metodologias de ensino, sua proposta curricular como também o nível de formação dos professores para garantir o desempenho de aulas atrativas, mobilizando os alunos da EJA à retomada de seu percurso educativo. Portanto, esse estudo contribuirá para um melhor entendimento do nível do aluno formado da EJA, se este perfil realmente atende as demandas do mercado de trabalho do mundo contemporâneo, que hoje demanda aquele aluno leitor do mundo.

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