Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, ROBÓTICA DE EXCAIXE, INCLUSÃO, LUDICIDADE Pôster (PO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22644
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de uma formação continuada de forma atuante onde à medida que participavam da formação, trabalhavam os conteúdos com seus estudantes ao mesmo tempo. Os objetivos são: Desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias disponíveis na escola; Introduzir a robótica de encaixe por meio dos kits Lego já nos anos da Educação Infantil, aplicando sua usabilidade aos projetos didáticos; Apresentar um dos possíveis usos do datashow/ projetor multimídia na sala de aula; Realizar atividades de coordenação motora, utilizando softwares educacionais; Relacionar as atividades ‘tecnológicas’ com os conteúdos vivenciados no cotidiano. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequencia didática onde professores puderam desenvolver uma aula com a orientação da professora de tecnologia/ multiplicadora no laboratório da Utec,enquanto os estudantes vivenciaram a experiência do uso do kit Lego associado com o conteúdo da aula, de forma lúdica, interativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROBÓTICA DE EXCAIXE, INCLUSÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID1130_30092016094012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE CARVALHO"
    "autor_email" => "gisa_mary@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22644
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de uma formação continuada de forma atuante onde à medida que participavam da formação, trabalhavam os conteúdos com seus estudantes ao mesmo tempo. Os objetivos são: Desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias disponíveis na escola; Introduzir a robótica de encaixe por meio dos kits Lego já nos anos da Educação Infantil, aplicando sua usabilidade aos projetos didáticos; Apresentar um dos possíveis usos do datashow/ projetor multimídia na sala de aula; Realizar atividades de coordenação motora, utilizando softwares educacionais; Relacionar as atividades ‘tecnológicas’ com os conteúdos vivenciados no cotidiano. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequencia didática onde professores puderam desenvolver uma aula com a orientação da professora de tecnologia/ multiplicadora no laboratório da Utec,enquanto os estudantes vivenciaram a experiência do uso do kit Lego associado com o conteúdo da aula, de forma lúdica, interativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROBÓTICA DE EXCAIXE, INCLUSÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID1130_30092016094012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE CARVALHO"
    "autor_email" => "gisa_mary@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de uma formação continuada de forma atuante onde à medida que participavam da formação, trabalhavam os conteúdos com seus estudantes ao mesmo tempo. Os objetivos são: Desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias disponíveis na escola; Introduzir a robótica de encaixe por meio dos kits Lego já nos anos da Educação Infantil, aplicando sua usabilidade aos projetos didáticos; Apresentar um dos possíveis usos do datashow/ projetor multimídia na sala de aula; Realizar atividades de coordenação motora, utilizando softwares educacionais; Relacionar as atividades ‘tecnológicas’ com os conteúdos vivenciados no cotidiano. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequencia didática onde professores puderam desenvolver uma aula com a orientação da professora de tecnologia/ multiplicadora no laboratório da Utec,enquanto os estudantes vivenciaram a experiência do uso do kit Lego associado com o conteúdo da aula, de forma lúdica, interativa e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.