Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO SOCIAL PELA LEITURA: A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ITINERANTE

Palavra-chaves: BIBLIOTECA ITINERANTE, LEITURA, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A leitura é uma prática social de extrema relevância para a educação do sujeito e para sua efetiva participação no contexto social. A itinerância de bibliotecas tem sido uma das soluções encontradas para incentivar a leitura e levar conhecimento às comunidades ou grupos sociais afastados dos grandes centros urbanos, garantindo a esta população informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e papéis na sociedade. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo apresentar reflexões sobre a importância da biblioteca itinerante para a promoção das práticas de leitura em contextos sociais desfavoráveis. Trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseada nos estudos de Aguiar e Correia (2014), Tabosa e Pereira (2012), Barreto, Paradella e Assis (2008), dentre outros. Os resultados apontaram que estas bibliotecas têm contribuindo para a formação de leitores, despertando um interesse maior pela leitura, incluindo populações que devido às disparidades sociais e às grandes distâncias dos centros urbanos, nunca puderam exercer seu direito informacional à cultura, ao lazer e à educação. É consenso entre os estudos analisados que a biblioteca móvel se constitui como um espaço alternativo de aprendizagem e ação cultural por meio da leitura. Acredita-se que estas discussões subsidiarão a criação de estratégias de incentivo à leitura eficazes que contribuam efetivamente para a educação e o aprendizado dos estudantes de comunidades mais pobres e/ou distantes, favorecendo assim a formação de cidadãos leitores, possibilitando a participação cultural e social dos estudantes através da conscientização e criticidade favorecida pelo ato de ler, prevenindo os problemas decorrentes da falta de leitura, a exemplo das dificuldades de aprendizagem.

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