Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MARCAS DE IMPRESSÕES POÉTICAS E PSICANALÍTICAS PELO OLHAR DE ADOLESCENTES EM ESCRITAS DE DIÁRIOS PESSOAIS.

Palavra-chaves: LITERATURA E PSICANÁLISE, DIÁRIOS PESSOAIS, ADOLESCENTES Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23059
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 4217
    "titulo" => "MARCAS DE IMPRESSÕES POÉTICAS E PSICANALÍTICAS PELO OLHAR DE ADOLESCENTES EM ESCRITAS DE DIÁRIOS PESSOAIS."
    "resumo" => """
      Muito se tem discutido sobre as problemáticas que somos acometidos na adolescência, colocando–a como fase de transformações marcadas por ebulições hormonais, conflitos, mudanças biológicas e sociais. Até certo ponto, é contraditório pensarmos que outrora éramos apenas uma criança, sem obrigações e sem tantas responsabilidades, e de repente nos encontramos biologicamente “estranhos”, com formas alheias as que tínhamos, com sensações que até então as desconhecíamos. Como nos colocar diante de novos desejos, novas estruturas sociais? Como não ser criança e nem adulto, uma vez que somos apenas adolescentes? É em meio a essas inquietudes que nós humanos, passamos pela a adolescência uma fase que perpassa a esfera biossocial, uma vez que há uma definição histórica e cultural que delimita o sujeito-adolescente.\r\n
      Sabemos que somos seres sociais e que somos influenciados pelo meio, em que fazemos parte, da mesma forma, para diferentes povos o ser-adolescente se apresenta de  maneiras distintas. Assim, se processa essa tão conflituosa fase humana, repleta de continuidade e (des) continuidade nas mais diferentes esferas. Em outras palavras, a continuidade e a descontinuidade na adolescência pode ser compreendida e analisada por diferentes ópticas, sobretudo, a partir do que se postula em sociedades sejam elas orientais ou ocidentais. Ademais, nessas sociedades desde a sua tenra infância a criança é direcionada para o desenvolvimento das suas competências e habilidades a partir das responsabilidades para com   ela e para com a sua família, sendo essa responsabilidade colocada para a criança de forma gradual. O que antes era apenas colocado de forma lúdica, com brincadeiras do universo infantil, de repente a “criança” passa de uma situação de dependências para as exigências sociais que impõem  mais responsabilidades, independência, necessitando fazer escolhas, como  por exemplo, escolher a sua profissão nos exames para o ingresso à universidade\t.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E PSICANÁLISE, DIÁRIOS PESSOAIS, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID4217_23102016223012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE FELIX MAMEDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE FELIX"
    "autor_email" => "dilenefelix@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23059
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 4217
    "titulo" => "MARCAS DE IMPRESSÕES POÉTICAS E PSICANALÍTICAS PELO OLHAR DE ADOLESCENTES EM ESCRITAS DE DIÁRIOS PESSOAIS."
    "resumo" => """
      Muito se tem discutido sobre as problemáticas que somos acometidos na adolescência, colocando–a como fase de transformações marcadas por ebulições hormonais, conflitos, mudanças biológicas e sociais. Até certo ponto, é contraditório pensarmos que outrora éramos apenas uma criança, sem obrigações e sem tantas responsabilidades, e de repente nos encontramos biologicamente “estranhos”, com formas alheias as que tínhamos, com sensações que até então as desconhecíamos. Como nos colocar diante de novos desejos, novas estruturas sociais? Como não ser criança e nem adulto, uma vez que somos apenas adolescentes? É em meio a essas inquietudes que nós humanos, passamos pela a adolescência uma fase que perpassa a esfera biossocial, uma vez que há uma definição histórica e cultural que delimita o sujeito-adolescente.\r\n
      Sabemos que somos seres sociais e que somos influenciados pelo meio, em que fazemos parte, da mesma forma, para diferentes povos o ser-adolescente se apresenta de  maneiras distintas. Assim, se processa essa tão conflituosa fase humana, repleta de continuidade e (des) continuidade nas mais diferentes esferas. Em outras palavras, a continuidade e a descontinuidade na adolescência pode ser compreendida e analisada por diferentes ópticas, sobretudo, a partir do que se postula em sociedades sejam elas orientais ou ocidentais. Ademais, nessas sociedades desde a sua tenra infância a criança é direcionada para o desenvolvimento das suas competências e habilidades a partir das responsabilidades para com   ela e para com a sua família, sendo essa responsabilidade colocada para a criança de forma gradual. O que antes era apenas colocado de forma lúdica, com brincadeiras do universo infantil, de repente a “criança” passa de uma situação de dependências para as exigências sociais que impõem  mais responsabilidades, independência, necessitando fazer escolhas, como  por exemplo, escolher a sua profissão nos exames para o ingresso à universidade\t.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E PSICANÁLISE, DIÁRIOS PESSOAIS, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID4217_23102016223012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE FELIX MAMEDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE FELIX"
    "autor_email" => "dilenefelix@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Muito se tem discutido sobre as problemáticas que somos acometidos na adolescência, colocando–a como fase de transformações marcadas por ebulições hormonais, conflitos, mudanças biológicas e sociais. Até certo ponto, é contraditório pensarmos que outrora éramos apenas uma criança, sem obrigações e sem tantas responsabilidades, e de repente nos encontramos biologicamente “estranhos”, com formas alheias as que tínhamos, com sensações que até então as desconhecíamos. Como nos colocar diante de novos desejos, novas estruturas sociais? Como não ser criança e nem adulto, uma vez que somos apenas adolescentes? É em meio a essas inquietudes que nós humanos, passamos pela a adolescência uma fase que perpassa a esfera biossocial, uma vez que há uma definição histórica e cultural que delimita o sujeito-adolescente. Sabemos que somos seres sociais e que somos influenciados pelo meio, em que fazemos parte, da mesma forma, para diferentes povos o ser-adolescente se apresenta de maneiras distintas. Assim, se processa essa tão conflituosa fase humana, repleta de continuidade e (des) continuidade nas mais diferentes esferas. Em outras palavras, a continuidade e a descontinuidade na adolescência pode ser compreendida e analisada por diferentes ópticas, sobretudo, a partir do que se postula em sociedades sejam elas orientais ou ocidentais. Ademais, nessas sociedades desde a sua tenra infância a criança é direcionada para o desenvolvimento das suas competências e habilidades a partir das responsabilidades para com ela e para com a sua família, sendo essa responsabilidade colocada para a criança de forma gradual. O que antes era apenas colocado de forma lúdica, com brincadeiras do universo infantil, de repente a “criança” passa de uma situação de dependências para as exigências sociais que impõem mais responsabilidades, independência, necessitando fazer escolhas, como por exemplo, escolher a sua profissão nos exames para o ingresso à universidade .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.