Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PSICÓLOGO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, PSICÓLOGO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente projeto propõe levar a cabo um programa de intervenção com o intuito de conhecer as possíveis contribuições do psicólogo escolar a partir da inserção de estudantes de psicologia em uma escola municipal no estado da Paraíba, além de possibilitar a identificação dos avanços existentes na prática desse profissional. O foco volta-se, especificamente, na inclusão de crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem em relação às demais. Participaram deste estudo 35 estudantes da turma do 3º ano do ensino fundamental e a professora responsável pela mesma. Foram realizadas, ao total, 12 (doze) intervenções, ocorridas semanalmente, durante o período de 3 (três) meses. Além disso, realizou-se duas entrevistas com a docente, uma anterior e outra posterior aos encontros. Essas intervenções tinham por objetivo colaborar com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes fossem úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis. Desenvolveram-se trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais. Observou-se que com a inserção do psicólogo educacional na instituição houve um aumento do desenvolvimento das crianças quando receberam um atendimento apropriado, gerando um melhor desempenho de suas atividades. A formação na área da Educação Especial revelou ser uma variável com impacto na construção de atitudes mais positivas por parte dos sujeitos face à inclusão educativa. Também foi possível constatar a mudança de comportamento do professor e dos alunos em geral. Inclusive, os alunos com dificuldade de aprendizagem obtiveram uma maior pontuação nas provas em comparação com as notas anteriores, além de uma maior participação em sala de aula. O psicólogo escolar pode desenvolver práticas que traduzam suas concepções inclusivas, que é possível com uma ação profissional comprometida socialmente como elemento central no processo educacional. Apesar da intervenção limitar-se a uma sala, acredita-se que este projeto se mostrou bastante relevante, tanto para os estudantes e a professora quanto para servir como guia de futuros modelos de intervenções.

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