Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DISCIPLINARES ASSOCIADAS À TEORIA DOS ESTILOS ARQUITETÔNICOS: ABORDAGEM SISTEMÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Palavra-chaves: ESTILOS ARQUITETÔNICOS, PRÁTICAS DISCIPLINARES, DESENHO TÉCNICO, PROJETO ARQUITETÔNICO, PROJETO ARQUITETÔNICO Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Os conceitos teóricos e aplicações da arquitetura são vertentes de uso grandioso na esfera da construção civil, em especial na construção de edificações. As abordagens em sala de aula das metodologias de desenho baseadas nas normas técnicas designadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas respaldam e resultam em uma maior satisfação quanto ao detalhamento dos projetos de arquitetura, uma vez que se anseiam cuidados no que se refere à riqueza de informações necessárias para que não ocorram erros de execução, dimensionamento e compatibilidade de projetos. Dessa forma, o uso metódico da prática associada a teoria promove o desenvolvimento cognitivo dos alunos no tocante a percepção e desenvolvimento de desenhos técnicos, que dessa forma motivou-se mediante uma visita técnica realizada na cidade de Areia-PB com os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande, envolvendo o 1º período na disciplina de Desenho Técnico, e o 2º período na disciplina de Desenho e Projeto Arquitetônico. Por ser uma cidade histórica tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o foco da visita, realizada no dia 27 de julho de 2016, foi observar e explorar os estilos arquitetônicos predominantes, desde as residências mais simplórias até edificações comerciais e religiosas de grande visibilidade e importância. A partir de então, foi destinado ao 1º período como atividade prática para cada aluno fotografar uma edificação de esquina, com ângulo de visualização que abrangesse as duas laterais de maneira clara, para então ser desenvolvido em sala de aula o desenho da perspectiva com 2 pontos de fuga da mesma, e ao 2º período, o registro das edificações com observância aos componentes construtivos e materiais de construção usados naquela época, para realização de debate em sala de aula. Como resultado, os alunos puderam perceber a importância da teoria quando elencada a prática, podendo refletir sobre a diversidade de estilos arquitetônicos e tipos de materiais construtivos da época, sendo inferido nos dias de hoje o que consolidou-se séculos atrás.

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