Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS EM PEDRA BRANCA, PARAÍBA.

Palavra-chaves: ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) GT 5 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A água constitui-se como um dos elementos fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos. A maneira mais habitual de sua captação é através de mananciais que, com o decorrer dos anos, têm sofrido grande poluição antrópica. O objetivo dessa pesquisa foi analisar aspectos socioambientais dos alunos sobre recursos hídricos em Pedra Branca, Paraíba. Foram entrevistados 70 alunos por meio da aplicação de um questionário constituído por 10 afirmativas (Escala de Likert). A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva, a partir das frequências de percentuais de suas alternativas de respostas. Os resultados reportaram que (87,9 %, (n = 61) dos entrevistados afirmaram que a cidade onde residem não possui tratamento de água e (78,8%, n = 55) sabem a origem da água que utilizam para beber, (66,6%, n = 47) fazem o uso da água da chuva para ser utilizada diariamente em seu consumo, (60,6%, n = 42) relataram que a escola orientava os alunos quanto ao uso de maneira consciente da água, (60,6%, n = 42) utilizam sistemas de limpeza da água, (74,2%, n = 52) reportaram que seus familiares os orientam em relação a utilização de forma racional da água. Os alunos entrevistados mostraram possuir razoável percepção em relação ao uso e o tratamento da água de sua residência e a forma correta de armazenamento e conservação, possui hábitos sustentáveis em relação aos recursos hídricos, percebendo-a como um recurso finito. É importante a inserção de práticas de ensino no currículo escolar, podendo assim garantir uma educação de boa qualidade e promissora para os alunos, onde possam associar o conteúdo abordado com o cotidiano.

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