O trabalho desenvolve a temática “diversidade e currículo” a partir de uma abordagem cultural. No texto, entende-se a diversidade como uma construção histórica, cultural e social das diferenças, o que permite indagações em torno do currículo. A partir de reflexões teóricas, especialmente em torno do Caderno “Diversidade e Currículo”, que consiste um dos volumes da coleção “Indagações sobre currículo”, surgiu o interesse em realizar o estudo do Projeto Político-Pedagógico de uma instituição escolar com vistas a compreender como a diversidade se apresenta expressa na proposta curricular da instituição. O artigo comporta, assim, um conjunto de discussões efetivadas em uma atividade de pesquisa desenvolvida na disciplina Currículo e Escola, do Curso de Pedagogia, do CFP/UFCG, campus de Cajazeiras-PB. Nesta atividade, realizou-se uma análise em torno da temática proposta, levando em consideração a realidade da escola pública Cônego Manoel Jácome, situada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Considera-se, enquanto resultados, que a diversidade, na escola-campo de investigação, ainda aparece expressa de forma incipiente em suas práticas curriculares. O que remete ao distanciamento, de certa maneira, das discussões propostas no Caderno em estudo. Muito embora o PPP da instituição elenque como objetivos centrais propiciar o desenvolvimento da autonomia dos educandos e a prática da cidadania.