Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A FORMAÇÃO ESTÉTICA DA LEITURA LITERÁRIA: FRUIÇÕES ENTRE CONTOS DE LYGIA BOJUNGA

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO ESTÉTICA, FORMAÇÃO DO LEITOR DE FICÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25845
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "A FORMAÇÃO ESTÉTICA DA LEITURA LITERÁRIA: FRUIÇÕES ENTRE CONTOS DE LYGIA BOJUNGA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste num recorte do projeto de intervenção em desenvolvimento no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental no qual trabalha o ensino de literatura a partir de sequências de leitura que valorizem o livro literário comum (LLC) e seu texto, nesse caso, os contos de “Tchau” (BOJUNGA, 2015), promovendo uma formação estética que faça jus à apropriação da literatura em suas dimensões artística e educativa. Para promover episódios de leitura que favoreçam tanto o desenvolvimento de estratégias, bem como oferecer o suporte necessário ao leitor em formação, tomou-se abordagem de Graves & Graves (1997) como eixo estruturante da proposta para planejar sessões subsidiadas pelo método de leitura por andaimes (scaffolding) além de possibilitar o ensino e aperfeiçoamento de estratégias de leitura através da mediação pedagógica. Considera-se ainda o aporte dos estudos de Amarilha (2013), Souza (2011), Fontana (2005), Vigotski (2007), Yunes (2012), Iser (2002) e Smith (2003). Agregando a proposta de leitura mediada possibilitamos situações de fruição do texto literário unindo outras linguagens artísticas, a saber: a fotografia, pintura e o cinema (curtas-metragens). Dessa forma contribuímos para integrar a literatura no ensino fundamental possibilitando a articulação entre o viés literário com outras representações artísticas a fim de proporcionar uma formação estética tomando uso do LLC com o instrumento favorecedor dessa experiência além de aperfeiçoar habilidades leitoras para se constituir-se leitor de ficção na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO ESTÉTICA, FORMAÇÃO DO LEITOR DE FICÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID243_22072016104535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON FELIPE JUSTINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSONJUSTINO"
    "autor_email" => "gleidsonfejustino@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25845
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "A FORMAÇÃO ESTÉTICA DA LEITURA LITERÁRIA: FRUIÇÕES ENTRE CONTOS DE LYGIA BOJUNGA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste num recorte do projeto de intervenção em desenvolvimento no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental no qual trabalha o ensino de literatura a partir de sequências de leitura que valorizem o livro literário comum (LLC) e seu texto, nesse caso, os contos de “Tchau” (BOJUNGA, 2015), promovendo uma formação estética que faça jus à apropriação da literatura em suas dimensões artística e educativa. Para promover episódios de leitura que favoreçam tanto o desenvolvimento de estratégias, bem como oferecer o suporte necessário ao leitor em formação, tomou-se abordagem de Graves & Graves (1997) como eixo estruturante da proposta para planejar sessões subsidiadas pelo método de leitura por andaimes (scaffolding) além de possibilitar o ensino e aperfeiçoamento de estratégias de leitura através da mediação pedagógica. Considera-se ainda o aporte dos estudos de Amarilha (2013), Souza (2011), Fontana (2005), Vigotski (2007), Yunes (2012), Iser (2002) e Smith (2003). Agregando a proposta de leitura mediada possibilitamos situações de fruição do texto literário unindo outras linguagens artísticas, a saber: a fotografia, pintura e o cinema (curtas-metragens). Dessa forma contribuímos para integrar a literatura no ensino fundamental possibilitando a articulação entre o viés literário com outras representações artísticas a fim de proporcionar uma formação estética tomando uso do LLC com o instrumento favorecedor dessa experiência além de aperfeiçoar habilidades leitoras para se constituir-se leitor de ficção na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO ESTÉTICA, FORMAÇÃO DO LEITOR DE FICÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID243_22072016104535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON FELIPE JUSTINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSONJUSTINO"
    "autor_email" => "gleidsonfejustino@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho consiste num recorte do projeto de intervenção em desenvolvimento no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental no qual trabalha o ensino de literatura a partir de sequências de leitura que valorizem o livro literário comum (LLC) e seu texto, nesse caso, os contos de “Tchau” (BOJUNGA, 2015), promovendo uma formação estética que faça jus à apropriação da literatura em suas dimensões artística e educativa. Para promover episódios de leitura que favoreçam tanto o desenvolvimento de estratégias, bem como oferecer o suporte necessário ao leitor em formação, tomou-se abordagem de Graves & Graves (1997) como eixo estruturante da proposta para planejar sessões subsidiadas pelo método de leitura por andaimes (scaffolding) além de possibilitar o ensino e aperfeiçoamento de estratégias de leitura através da mediação pedagógica. Considera-se ainda o aporte dos estudos de Amarilha (2013), Souza (2011), Fontana (2005), Vigotski (2007), Yunes (2012), Iser (2002) e Smith (2003). Agregando a proposta de leitura mediada possibilitamos situações de fruição do texto literário unindo outras linguagens artísticas, a saber: a fotografia, pintura e o cinema (curtas-metragens). Dessa forma contribuímos para integrar a literatura no ensino fundamental possibilitando a articulação entre o viés literário com outras representações artísticas a fim de proporcionar uma formação estética tomando uso do LLC com o instrumento favorecedor dessa experiência além de aperfeiçoar habilidades leitoras para se constituir-se leitor de ficção na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.