Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA DE HORROR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA DE HORROR, FORMAÇÃO LEITORA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25863
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 70
    "titulo" => "A LITERATURA DE HORROR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado intitulada Literatura e Educação: formação docente e ensino de Literatura de horror nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo investiga a interface da literatura de horror com a educação. Sua relevância consiste em valorizar a presença do conto de horror na sala de aula, pois o medo, sentimentos mais antigo e mais forte da humanidade, experimentado por meio desse gênero é um modo de conhecer e fortalecer estruturas emocionais face aos horrores da vida. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Natal/RN, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental com 17 sujeitos. Filia-se à pesquisa qualitativa com intervenção, usou como instrumentos de coleta de dados gravação em vídeo e entrevistas. A professora titular da turma recebeu formação para atuar como mediadora do processo. As sessões de leitura de literatura de horror foram apoiadas na metodologia de andaimagem (Scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). O corpus literário foi composto por todos os contos do livro “Sete ossos e uma maldição” de Rosa Amanda Strausz (2013). O aporte teórico fundamenta-se em estudos da literatura e infância: Amarilha (2009), Bettelheim (2015), Zilberman (2004); estética do medo: França (2008), King (2007), Lovecraft (2007). Resultados apontam necessidade de haver formação específica para o trabalho com esse gênero, que pode encontrar resistência por parte do mediador; os aprendizes se engajaram nas sessões de leitura, demonstraram apreciar o gênero e apresentaram criticidade aos temas abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE HORROR, FORMAÇÃO LEITORA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID70_28062016000007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA LOPES DA SILVA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA PESSOA"
    "autor_email" => "juliana.lopes.pessoa@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25863
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 70
    "titulo" => "A LITERATURA DE HORROR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado intitulada Literatura e Educação: formação docente e ensino de Literatura de horror nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo investiga a interface da literatura de horror com a educação. Sua relevância consiste em valorizar a presença do conto de horror na sala de aula, pois o medo, sentimentos mais antigo e mais forte da humanidade, experimentado por meio desse gênero é um modo de conhecer e fortalecer estruturas emocionais face aos horrores da vida. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Natal/RN, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental com 17 sujeitos. Filia-se à pesquisa qualitativa com intervenção, usou como instrumentos de coleta de dados gravação em vídeo e entrevistas. A professora titular da turma recebeu formação para atuar como mediadora do processo. As sessões de leitura de literatura de horror foram apoiadas na metodologia de andaimagem (Scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). O corpus literário foi composto por todos os contos do livro “Sete ossos e uma maldição” de Rosa Amanda Strausz (2013). O aporte teórico fundamenta-se em estudos da literatura e infância: Amarilha (2009), Bettelheim (2015), Zilberman (2004); estética do medo: França (2008), King (2007), Lovecraft (2007). Resultados apontam necessidade de haver formação específica para o trabalho com esse gênero, que pode encontrar resistência por parte do mediador; os aprendizes se engajaram nas sessões de leitura, demonstraram apreciar o gênero e apresentaram criticidade aos temas abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE HORROR, FORMAÇÃO LEITORA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID70_28062016000007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA LOPES DA SILVA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA PESSOA"
    "autor_email" => "juliana.lopes.pessoa@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado intitulada Literatura e Educação: formação docente e ensino de Literatura de horror nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo investiga a interface da literatura de horror com a educação. Sua relevância consiste em valorizar a presença do conto de horror na sala de aula, pois o medo, sentimentos mais antigo e mais forte da humanidade, experimentado por meio desse gênero é um modo de conhecer e fortalecer estruturas emocionais face aos horrores da vida. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Natal/RN, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental com 17 sujeitos. Filia-se à pesquisa qualitativa com intervenção, usou como instrumentos de coleta de dados gravação em vídeo e entrevistas. A professora titular da turma recebeu formação para atuar como mediadora do processo. As sessões de leitura de literatura de horror foram apoiadas na metodologia de andaimagem (Scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). O corpus literário foi composto por todos os contos do livro “Sete ossos e uma maldição” de Rosa Amanda Strausz (2013). O aporte teórico fundamenta-se em estudos da literatura e infância: Amarilha (2009), Bettelheim (2015), Zilberman (2004); estética do medo: França (2008), King (2007), Lovecraft (2007). Resultados apontam necessidade de haver formação específica para o trabalho com esse gênero, que pode encontrar resistência por parte do mediador; os aprendizes se engajaram nas sessões de leitura, demonstraram apreciar o gênero e apresentaram criticidade aos temas abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.