Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA EM CLASSE DE FLE, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, LITERATURA, FLE, FLE Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25864
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 215
    "inscrito_id" => 940
    "titulo" => "A LITERATURA EM CLASSE DE FLE, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho procura demonstrar como a obra de Raymond Queneau, Exercices de style, pode ser utilizada no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira, o FLE. Ele tem por objetivo motivar a reflexão sobre a utilização de textos literários em aula de língua, mostrando aos professores de FLE alguns exemplos de exploração pedagógica desta obra. Desde a primeira leitura de Exercices de style, podemos perceber a riqueza de possibilidades que ela pode nos oferecer no ensino da língua. Pertencente ao movimento literário Oulipo, ela possui uma forma impar e apresenta uma proposta única na literatura francesa: contar uma mesma história 99 vezes. Para tanto, o autor varia a linguagem, a forma, o gênero e o estilo de cada texto. Explorando essas variações, o professor de FLE pode trabalhar aspectos gramaticais da língua, as diferenças entre registros de língua, aspectos da escrita literária, entre outros. Este trabalho visa assim, apresentar algumas das possibilidades de aplicação desta obra numa aula de francês, analisando uma seleção de textos e propondo alguns exemplos de exercícios práticos. Estas propostas estão vinculadas às atividades do projeto de extensão ‘Les Crabes III’, da UFPE sendo o fruto de nossas discussões em torno da didática do ensino de FLE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, LITERATURA, FLE, FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID940_22072016083832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR RODRIGUES"
    "autor_email" => "rodrigues_artur@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25864
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 215
    "inscrito_id" => 940
    "titulo" => "A LITERATURA EM CLASSE DE FLE, ABORDAGENS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho procura demonstrar como a obra de Raymond Queneau, Exercices de style, pode ser utilizada no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira, o FLE. Ele tem por objetivo motivar a reflexão sobre a utilização de textos literários em aula de língua, mostrando aos professores de FLE alguns exemplos de exploração pedagógica desta obra. Desde a primeira leitura de Exercices de style, podemos perceber a riqueza de possibilidades que ela pode nos oferecer no ensino da língua. Pertencente ao movimento literário Oulipo, ela possui uma forma impar e apresenta uma proposta única na literatura francesa: contar uma mesma história 99 vezes. Para tanto, o autor varia a linguagem, a forma, o gênero e o estilo de cada texto. Explorando essas variações, o professor de FLE pode trabalhar aspectos gramaticais da língua, as diferenças entre registros de língua, aspectos da escrita literária, entre outros. Este trabalho visa assim, apresentar algumas das possibilidades de aplicação desta obra numa aula de francês, analisando uma seleção de textos e propondo alguns exemplos de exercícios práticos. Estas propostas estão vinculadas às atividades do projeto de extensão ‘Les Crabes III’, da UFPE sendo o fruto de nossas discussões em torno da didática do ensino de FLE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, LITERATURA, FLE, FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID940_22072016083832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR RODRIGUES"
    "autor_email" => "rodrigues_artur@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho procura demonstrar como a obra de Raymond Queneau, Exercices de style, pode ser utilizada no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira, o FLE. Ele tem por objetivo motivar a reflexão sobre a utilização de textos literários em aula de língua, mostrando aos professores de FLE alguns exemplos de exploração pedagógica desta obra. Desde a primeira leitura de Exercices de style, podemos perceber a riqueza de possibilidades que ela pode nos oferecer no ensino da língua. Pertencente ao movimento literário Oulipo, ela possui uma forma impar e apresenta uma proposta única na literatura francesa: contar uma mesma história 99 vezes. Para tanto, o autor varia a linguagem, a forma, o gênero e o estilo de cada texto. Explorando essas variações, o professor de FLE pode trabalhar aspectos gramaticais da língua, as diferenças entre registros de língua, aspectos da escrita literária, entre outros. Este trabalho visa assim, apresentar algumas das possibilidades de aplicação desta obra numa aula de francês, analisando uma seleção de textos e propondo alguns exemplos de exercícios práticos. Estas propostas estão vinculadas às atividades do projeto de extensão ‘Les Crabes III’, da UFPE sendo o fruto de nossas discussões em torno da didática do ensino de FLE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.