Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

À MARGEM DUM SONETO: DRAMATIZAÇÃO E SALA DE AULA UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL

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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A escritora portuguesa Florbela Espanca é muito conhecida pela produção lírica, no entanto, como contista é pouco estudada e, raramente, seus contos são levados a sala de aula. Assim, neste artigo, pretendemos analisar o conto “À margem dum soneto”, escrito por volta de 1927 e publicado em 1982, no livro de contos O dominó preto (2000). Objetivamos realizar uma leitura interpretativa da prosa Florbeliana, analisando a escrita reveladora de suas vivências. Dentre tantos textos do livro supracitado, este nos interessa, de forma particular, pois evidencia uma peculiaridade da obra desta tão grande escritora, o entrecruzamento de gêneros literários; é perceptível a existência de elementos teatrais presentes na narrativa, a dialética entre ambiente interior e exterior, a dor existencial e cósmica da poetisa, personagem principal da história, e a questão do feminino a partir do conto e da outra ficção nele inserida. Tudo isso nos chama atenção e sugere um trabalho em sala de aula que certamente encantará os alunos, seja na educação básica, nível médio, seja na Universidade, no curso de Letras por exemplo. Assim, vamos propor uma metodologia que busque o diálogo entre as artes, uma vez que o conto possibilita a realização teatral e ainda permite que se discuta a respeito dos diversos gêneros literários. Para tanto, nos fundamentamos em Junqueira (2003); Dal Farra (2002); Cortázar (2008); Cosson (2006); Pinheiro (2006), dentre outros.

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