Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM A ESTRELA SOBE DE MARQUES REBELO: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA E SOCIEDADE, MULHER, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25888
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM A ESTRELA SOBE DE MARQUES REBELO: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo visa conhecer aspectos relacionados ao processo de construção da personagem feminina em um contexto de produção modernista, a partir da protagonista Leniza Maier na obra A estrela sobe de Marques Rebelo. Apresenta uma descrição e análise das práticas da protagonista caracterizada como uma personagem em conflito, uma mulher ambiciosa, que enganou e usou aqueles com quem se relacionou sexualmente, como degraus para conseguir para alcançar seus objetivos. Nesse universo, a pesquisa revela como o processo de construção da personagem constitui uma alegoria do contexto sociocultural da época. Destaca os aspectos culturais e literários que influenciaram na construção da identidade da personagem Leniza, e sugere atividades de leitura e análise da obra em sala de aula do ensino médio. Para tanto, o trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de Candido (2010, 2011), Beauvoir (1967), Fonseca (2004), Hall (2005), Maluf & Mott (1998), Mattos (2009), Silva (2012), Soibet (2004), Cosson (2012), dentre outros. Sob a ótica desses autores supracitados, norteamos o percurso interpretativo da obra em estudo. Nessa mesma linha de pensamento, podemos inferir que as configurações sociais e culturais influenciaram na construção da personagem, mostrando a aproximação existente entre literatura e sociedade. Que a temática da obra repousa sobre o contexto social da sua época, refletindo o momento atual. Trata-se de um romance que não se limita ao período em que foi escrito, pois na sociedade de hoje podemos identificar a prática dos atos evidenciados na referida produção literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E SOCIEDADE, MULHER, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID419_25072016215826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA LIMA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaulalimaf2@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25888
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM A ESTRELA SOBE DE MARQUES REBELO: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo visa conhecer aspectos relacionados ao processo de construção da personagem feminina em um contexto de produção modernista, a partir da protagonista Leniza Maier na obra A estrela sobe de Marques Rebelo. Apresenta uma descrição e análise das práticas da protagonista caracterizada como uma personagem em conflito, uma mulher ambiciosa, que enganou e usou aqueles com quem se relacionou sexualmente, como degraus para conseguir para alcançar seus objetivos. Nesse universo, a pesquisa revela como o processo de construção da personagem constitui uma alegoria do contexto sociocultural da época. Destaca os aspectos culturais e literários que influenciaram na construção da identidade da personagem Leniza, e sugere atividades de leitura e análise da obra em sala de aula do ensino médio. Para tanto, o trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de Candido (2010, 2011), Beauvoir (1967), Fonseca (2004), Hall (2005), Maluf & Mott (1998), Mattos (2009), Silva (2012), Soibet (2004), Cosson (2012), dentre outros. Sob a ótica desses autores supracitados, norteamos o percurso interpretativo da obra em estudo. Nessa mesma linha de pensamento, podemos inferir que as configurações sociais e culturais influenciaram na construção da personagem, mostrando a aproximação existente entre literatura e sociedade. Que a temática da obra repousa sobre o contexto social da sua época, refletindo o momento atual. Trata-se de um romance que não se limita ao período em que foi escrito, pois na sociedade de hoje podemos identificar a prática dos atos evidenciados na referida produção literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E SOCIEDADE, MULHER, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID419_25072016215826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA LIMA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaulalimaf2@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este artigo visa conhecer aspectos relacionados ao processo de construção da personagem feminina em um contexto de produção modernista, a partir da protagonista Leniza Maier na obra A estrela sobe de Marques Rebelo. Apresenta uma descrição e análise das práticas da protagonista caracterizada como uma personagem em conflito, uma mulher ambiciosa, que enganou e usou aqueles com quem se relacionou sexualmente, como degraus para conseguir para alcançar seus objetivos. Nesse universo, a pesquisa revela como o processo de construção da personagem constitui uma alegoria do contexto sociocultural da época. Destaca os aspectos culturais e literários que influenciaram na construção da identidade da personagem Leniza, e sugere atividades de leitura e análise da obra em sala de aula do ensino médio. Para tanto, o trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de Candido (2010, 2011), Beauvoir (1967), Fonseca (2004), Hall (2005), Maluf & Mott (1998), Mattos (2009), Silva (2012), Soibet (2004), Cosson (2012), dentre outros. Sob a ótica desses autores supracitados, norteamos o percurso interpretativo da obra em estudo. Nessa mesma linha de pensamento, podemos inferir que as configurações sociais e culturais influenciaram na construção da personagem, mostrando a aproximação existente entre literatura e sociedade. Que a temática da obra repousa sobre o contexto social da sua época, refletindo o momento atual. Trata-se de um romance que não se limita ao período em que foi escrito, pois na sociedade de hoje podemos identificar a prática dos atos evidenciados na referida produção literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.