Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CONTOS E ENCANTOS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES COM ÊNFASE NO MÉTODO RECEPCIONAL

Palavra-chaves: CONTO, FORMAÇÃO DE LEITORES, MÉTODO RECEPCIONAL. Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25935
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "CONTOS E ENCANTOS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA  FORMAÇÃO DE LEITORES COM ÊNFASE NO MÉTODO RECEPCIONAL"
    "resumo" => "Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com o gênero Conto na sala de aula, proposto por um subprojeto do PIBIC -  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Polo Campina Grande. As aulas foram ministradas em uma turma de 2º ano médio (modalidade EJA) de uma Escola pública de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvida a partir de uma sequência didática com duração de cinco aulas com o tema “Família”. Neste contexto, refletimos sobre a contribuição da leitura para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, fazendo uso do Método Recepcional adotado por Bordini & Aguiar (1993), por meio de práticas da leitura dos contos de Osman Lins "A partida" e "Elegíada". Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura e para formar leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos, favorecendo a inclusão do conto na sala de aula, bem como, estabelecendo relações com o contexto dos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "CONTO, FORMAÇÃO DE LEITORES, MÉTODO RECEPCIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID927_22072016191132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA LUCENA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA LUCENA"
    "autor_email" => "robertalucena25@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25935
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "CONTOS E ENCANTOS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA  FORMAÇÃO DE LEITORES COM ÊNFASE NO MÉTODO RECEPCIONAL"
    "resumo" => "Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com o gênero Conto na sala de aula, proposto por um subprojeto do PIBIC -  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Polo Campina Grande. As aulas foram ministradas em uma turma de 2º ano médio (modalidade EJA) de uma Escola pública de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvida a partir de uma sequência didática com duração de cinco aulas com o tema “Família”. Neste contexto, refletimos sobre a contribuição da leitura para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, fazendo uso do Método Recepcional adotado por Bordini & Aguiar (1993), por meio de práticas da leitura dos contos de Osman Lins "A partida" e "Elegíada". Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura e para formar leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos, favorecendo a inclusão do conto na sala de aula, bem como, estabelecendo relações com o contexto dos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "CONTO, FORMAÇÃO DE LEITORES, MÉTODO RECEPCIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID927_22072016191132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA LUCENA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA LUCENA"
    "autor_email" => "robertalucena25@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com o gênero Conto na sala de aula, proposto por um subprojeto do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Polo Campina Grande. As aulas foram ministradas em uma turma de 2º ano médio (modalidade EJA) de uma Escola pública de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvida a partir de uma sequência didática com duração de cinco aulas com o tema “Família”. Neste contexto, refletimos sobre a contribuição da leitura para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, fazendo uso do Método Recepcional adotado por Bordini & Aguiar (1993), por meio de práticas da leitura dos contos de Osman Lins "A partida" e "Elegíada". Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura e para formar leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos, favorecendo a inclusão do conto na sala de aula, bem como, estabelecendo relações com o contexto dos leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.