Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DE SYLVIA ORTHOF A ROSA AMANDA STRAUSZ: DO CONTO À NARRATIVA, O LEGADO DAS FADAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Palavra-chaves: SYLVIA ORTHOF, ROSA AMANDA STRAUSZ, CONTOS DE FADAS Comunicação Oral (CO) GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25944
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "DE SYLVIA ORTHOF A ROSA AMANDA STRAUSZ: DO CONTO À NARRATIVA, O LEGADO DAS FADAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA"
    "resumo" => "O artigo que se segue é fruto de reflexões analíticas entre dois contos de fadas de Sylvia Orthof e uma narrativa de Rosa Amanda Strausz, duas brilhantes autoras de livros infantis da literatura nacional. A primeira deixou mais de uma centena de produções que marcaram muitas gerações de leitores do final da década 70 e início dos anos 90, deixando um legado literário com personagens fadas, escritas com uma linguagem expressiva e fundamentada no humor. Já no século XX, a carioca Strausz, lança a narrativa Alecrim (2003) para homenagear sua predecessora. Numa construção perpassada de referências implícitas e explícitas, o enredo desse livro narra às peripécias de uma fadinha atrapalhada, que recorre aos livros de Orthof para que possa solucionar conflitos e afirmar-se como uma “verdadeira fada”. A proposição da leitura dos textos das duas autoras, numa abordagem comparativa, ampliam as possibilidades de leitura literária de quem já conhece os clássicos, sendo um percurso de leitura sugestionado para a sala de aula. Na análise das obras literárias, recorremos teoricamente à Zilberman (2003; 2014), Cademartori (2010; 2012), Coelho (2000), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "SYLVIA ORTHOF, ROSA AMANDA STRAUSZ, CONTOS DE FADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID271_21072016194324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DOS SANTOS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA PONTES"
    "autor_email" => "andressaspontes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25944
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 271
    "titulo" => "DE SYLVIA ORTHOF A ROSA AMANDA STRAUSZ: DO CONTO À NARRATIVA, O LEGADO DAS FADAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA"
    "resumo" => "O artigo que se segue é fruto de reflexões analíticas entre dois contos de fadas de Sylvia Orthof e uma narrativa de Rosa Amanda Strausz, duas brilhantes autoras de livros infantis da literatura nacional. A primeira deixou mais de uma centena de produções que marcaram muitas gerações de leitores do final da década 70 e início dos anos 90, deixando um legado literário com personagens fadas, escritas com uma linguagem expressiva e fundamentada no humor. Já no século XX, a carioca Strausz, lança a narrativa Alecrim (2003) para homenagear sua predecessora. Numa construção perpassada de referências implícitas e explícitas, o enredo desse livro narra às peripécias de uma fadinha atrapalhada, que recorre aos livros de Orthof para que possa solucionar conflitos e afirmar-se como uma “verdadeira fada”. A proposição da leitura dos textos das duas autoras, numa abordagem comparativa, ampliam as possibilidades de leitura literária de quem já conhece os clássicos, sendo um percurso de leitura sugestionado para a sala de aula. Na análise das obras literárias, recorremos teoricamente à Zilberman (2003; 2014), Cademartori (2010; 2012), Coelho (2000), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "SYLVIA ORTHOF, ROSA AMANDA STRAUSZ, CONTOS DE FADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID271_21072016194324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DOS SANTOS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA PONTES"
    "autor_email" => "andressaspontes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O artigo que se segue é fruto de reflexões analíticas entre dois contos de fadas de Sylvia Orthof e uma narrativa de Rosa Amanda Strausz, duas brilhantes autoras de livros infantis da literatura nacional. A primeira deixou mais de uma centena de produções que marcaram muitas gerações de leitores do final da década 70 e início dos anos 90, deixando um legado literário com personagens fadas, escritas com uma linguagem expressiva e fundamentada no humor. Já no século XX, a carioca Strausz, lança a narrativa Alecrim (2003) para homenagear sua predecessora. Numa construção perpassada de referências implícitas e explícitas, o enredo desse livro narra às peripécias de uma fadinha atrapalhada, que recorre aos livros de Orthof para que possa solucionar conflitos e afirmar-se como uma “verdadeira fada”. A proposição da leitura dos textos das duas autoras, numa abordagem comparativa, ampliam as possibilidades de leitura literária de quem já conhece os clássicos, sendo um percurso de leitura sugestionado para a sala de aula. Na análise das obras literárias, recorremos teoricamente à Zilberman (2003; 2014), Cademartori (2010; 2012), Coelho (2000), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.