Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

EL CONDE LUCANOR CONTOS MEDIEVAIS, SUA ATUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E UTILIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE, EL CONDE LUCANOR, LITERATURA ESPANHOLA Comunicação Oral (CO) GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25963
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "EL CONDE LUCANOR CONTOS MEDIEVAIS, SUA ATUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E UTILIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: Esta comunicação foi elaborada com o intuito de mostrar, de maneira breve, a versatilidade de se trabalhar literatura. Neste trabalho trataremos de uma conhecida obra da literatura espanhola e veremos que por meio de sua utilização é possível sair um pouco dos conteúdos programáticos e abrir espaço em nossas salas de aula para o incentivo do debate crítico entre os nossos alunos sobre vários temas relacionados a sua vivência em sociedade. Para isso utilizaremos os contos do livro El Conde Lucanor, de Don Juan Manuel (Século XIV), este é parte integrante do Mester de Clerecía da literatura hispânica, seus textos são contos que contém conselhos que são seguidos de uma moral, e verificamos que apesar dos séculos, estes contos têm uma visão bem atual da representação da sociedade e do estilo de vida que levam algumas pessoas. Objetiva-se expor que, por meio dos contos, pode se realizar uma colocação da sala de aula no texto e do texto na realidade da sala de aula, de modo que também é possível criar uma ponte interdisciplinar com a história, a sociologia e a arte, desenvolvendo também a capacidade de criticidade dos alunos ao se depararem com tais contos. A partir da leitura de alguns contos, observamos que, em especial, a síntese de cada conto, dada por meio de sentenças (provérbios, morais), é possível desencadear atividades de produção textual, produções artísticas e debates sociais e culturais. É notável que estes contos favorecem um bom trabalho interdisciplinar em sala de aula e podem despertar, no aluno, um gosto a mais pela literatura, já que esta pode ser traduzida em sua vivência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE, EL CONDE LUCANOR, LITERATURA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID399_25072016134143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LOPES"
    "autor_email" => "rennatta_loppes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25963
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "EL CONDE LUCANOR CONTOS MEDIEVAIS, SUA ATUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E UTILIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: Esta comunicação foi elaborada com o intuito de mostrar, de maneira breve, a versatilidade de se trabalhar literatura. Neste trabalho trataremos de uma conhecida obra da literatura espanhola e veremos que por meio de sua utilização é possível sair um pouco dos conteúdos programáticos e abrir espaço em nossas salas de aula para o incentivo do debate crítico entre os nossos alunos sobre vários temas relacionados a sua vivência em sociedade. Para isso utilizaremos os contos do livro El Conde Lucanor, de Don Juan Manuel (Século XIV), este é parte integrante do Mester de Clerecía da literatura hispânica, seus textos são contos que contém conselhos que são seguidos de uma moral, e verificamos que apesar dos séculos, estes contos têm uma visão bem atual da representação da sociedade e do estilo de vida que levam algumas pessoas. Objetiva-se expor que, por meio dos contos, pode se realizar uma colocação da sala de aula no texto e do texto na realidade da sala de aula, de modo que também é possível criar uma ponte interdisciplinar com a história, a sociologia e a arte, desenvolvendo também a capacidade de criticidade dos alunos ao se depararem com tais contos. A partir da leitura de alguns contos, observamos que, em especial, a síntese de cada conto, dada por meio de sentenças (provérbios, morais), é possível desencadear atividades de produção textual, produções artísticas e debates sociais e culturais. É notável que estes contos favorecem um bom trabalho interdisciplinar em sala de aula e podem despertar, no aluno, um gosto a mais pela literatura, já que esta pode ser traduzida em sua vivência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE, EL CONDE LUCANOR, LITERATURA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID399_25072016134143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LOPES"
    "autor_email" => "rennatta_loppes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Resumo: Esta comunicação foi elaborada com o intuito de mostrar, de maneira breve, a versatilidade de se trabalhar literatura. Neste trabalho trataremos de uma conhecida obra da literatura espanhola e veremos que por meio de sua utilização é possível sair um pouco dos conteúdos programáticos e abrir espaço em nossas salas de aula para o incentivo do debate crítico entre os nossos alunos sobre vários temas relacionados a sua vivência em sociedade. Para isso utilizaremos os contos do livro El Conde Lucanor, de Don Juan Manuel (Século XIV), este é parte integrante do Mester de Clerecía da literatura hispânica, seus textos são contos que contém conselhos que são seguidos de uma moral, e verificamos que apesar dos séculos, estes contos têm uma visão bem atual da representação da sociedade e do estilo de vida que levam algumas pessoas. Objetiva-se expor que, por meio dos contos, pode se realizar uma colocação da sala de aula no texto e do texto na realidade da sala de aula, de modo que também é possível criar uma ponte interdisciplinar com a história, a sociologia e a arte, desenvolvendo também a capacidade de criticidade dos alunos ao se depararem com tais contos. A partir da leitura de alguns contos, observamos que, em especial, a síntese de cada conto, dada por meio de sentenças (provérbios, morais), é possível desencadear atividades de produção textual, produções artísticas e debates sociais e culturais. É notável que estes contos favorecem um bom trabalho interdisciplinar em sala de aula e podem despertar, no aluno, um gosto a mais pela literatura, já que esta pode ser traduzida em sua vivência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.