Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS INFANTOJUVENIS

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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de extensão sobre o Letramento Literário que está sendo desenvolvida com o 9̊ ano do Colégio de Aplicação de Pernambuco – CAP. Como se sabe, o desenvolvimento da leitura literária faz parte da formação de todo estudante de Letras. Mas nem sempre é fácil fazer ler textos literários em nossos dias. Nosso objetivo é de favorecer o Letramento Literário através da leitura de elementos paratextuais da obra literária como fonte desencadeadora de motivação. Até que ponto esses elementos ajudam na construção de sentido para elaboração de hipóteses? Será que eles podem servir para despertar o gosto de ler o texto? Para responder a estas perguntas, lemos os elementos paratextuais de cinco livros das coleções infanto-juvenis usados no projeto. Vale à pena ressaltar que os livros em estudo não faziam parte de nossa biblioteca íntima, ou seja, não os conhecíamos, logo toda a inferência feita, fora sem conhecimento prévio da história. Para a análise da leitura desses elementos, apoiamo-nos em teorias da leitura literária contemporânea dando voz ao sujeito-leitor. Anotamos todas as nossas hipóteses emitidas de cada elemento para depois em seguida lermos a história completa. Deveríamos confirmar ou infirmar nossas hipóteses de leitura. Para tal, elaboramos uma grade de análise de inferências com um documento chamado Passarela de Leitura. Observamos que, essa leitura deve ser ensinada na escola a fim de que se possa ajudar o sujeito leitor a construir o sentido do texto a ser lido porque a inferência é o alicerce da explicitação do conhecimento de mundo do sujeito-leitor.

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