Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: CRÔNICA, LETRAMENTO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26005
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar uma coleção de livro didático de português voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a finalidade de observar se e como é feito o trabalho com o gênero textual literário Crônica, no Ensino Fundamental anos finais, visando à formação de sujeitos leitores e produtores de texto a partir do viés do Letramento Literário. Para tanto, usou-se como referencial teórico Cândido (1995), Cosson (2012), Soares (1999, 2005), Paulino (2004), dentre outros teóricos. A pesquisa se justifica dada a necessidade de trazer a leitura do texto literário para todas as esferas da educação e não apenas para a educação regular (Ensino Fundamental e Médio). Para a realização da pesquisa, foi analisada uma coleção de livro didático da EJA, EJA Moderna, da Editora Moderna.  Observou-se que o trabalho com o gênero literário crônica acontece em um capítulo da coleção, localizado no livro referente ao sexto ano. Chegou-se à conclusão de que o trabalho com o gênero Crônica, na coleção supracitada, embora seja abordado apenas em um capítulo de toda a coleção, tem uma proposta adequada às características do gênero e contribui para a formação leitora, bem como para a produção textual dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA"
    "palavra_chave" => "CRÔNICA, LETRAMENTO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID180_19072016222055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA TAVARES CRUZ OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIATAVARES"
    "autor_email" => "patriciatavaress@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26005
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 180
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar uma coleção de livro didático de português voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a finalidade de observar se e como é feito o trabalho com o gênero textual literário Crônica, no Ensino Fundamental anos finais, visando à formação de sujeitos leitores e produtores de texto a partir do viés do Letramento Literário. Para tanto, usou-se como referencial teórico Cândido (1995), Cosson (2012), Soares (1999, 2005), Paulino (2004), dentre outros teóricos. A pesquisa se justifica dada a necessidade de trazer a leitura do texto literário para todas as esferas da educação e não apenas para a educação regular (Ensino Fundamental e Médio). Para a realização da pesquisa, foi analisada uma coleção de livro didático da EJA, EJA Moderna, da Editora Moderna.  Observou-se que o trabalho com o gênero literário crônica acontece em um capítulo da coleção, localizado no livro referente ao sexto ano. Chegou-se à conclusão de que o trabalho com o gênero Crônica, na coleção supracitada, embora seja abordado apenas em um capítulo de toda a coleção, tem uma proposta adequada às características do gênero e contribui para a formação leitora, bem como para a produção textual dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA"
    "palavra_chave" => "CRÔNICA, LETRAMENTO LITERÁRIO, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID180_19072016222055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA TAVARES CRUZ OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIATAVARES"
    "autor_email" => "patriciatavaress@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar uma coleção de livro didático de português voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a finalidade de observar se e como é feito o trabalho com o gênero textual literário Crônica, no Ensino Fundamental anos finais, visando à formação de sujeitos leitores e produtores de texto a partir do viés do Letramento Literário. Para tanto, usou-se como referencial teórico Cândido (1995), Cosson (2012), Soares (1999, 2005), Paulino (2004), dentre outros teóricos. A pesquisa se justifica dada a necessidade de trazer a leitura do texto literário para todas as esferas da educação e não apenas para a educação regular (Ensino Fundamental e Médio). Para a realização da pesquisa, foi analisada uma coleção de livro didático da EJA, EJA Moderna, da Editora Moderna. Observou-se que o trabalho com o gênero literário crônica acontece em um capítulo da coleção, localizado no livro referente ao sexto ano. Chegou-se à conclusão de que o trabalho com o gênero Crônica, na coleção supracitada, embora seja abordado apenas em um capítulo de toda a coleção, tem uma proposta adequada às características do gênero e contribui para a formação leitora, bem como para a produção textual dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.