Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA EM LIBRAS E INTERFACE CULTURAL

Palavra-chaves: LITERATURA, LITERATURA SURDA, LETRAS-LIBRAS, LÍNGUA DE SINAIS, LÍNGUA DE SINAIS Comunicação Oral (CO) GT-16: LITERATURA SURDA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26019
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "LITERATURA EM LIBRAS E INTERFACE CULTURAL"
    "resumo" => "Como nasce uma Literatura, a Literatura de um país ou de um povo, por exemplo? É com essa pergunta, agregada ao advento dos cursos de Letras-Libras e à discussão ininterrupta sobre o que vem a ser Literatura – seu arcabouço conceitual, seu papel como ciência e como arte, que objetivamos discutir sobre o ensino de Literatura dentro dos cursos de Letras-Libras. Esse projeto se apoia, em parte, pela pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, iniciada em 2014 e que busca, com o suporte da etnologia, e tendo por base os estudos de sociologia da educação de Bernard Lahire e na vasta obra de Pierre Bourdieu, entender como atualmente nasce a ideia de Literatura em língua de sinais. A outra ponta que alimenta nossa pesquisa, e também serve de justificativa a essa proposta, é o fato de que, como professores responsáveis pelo conjunto de disciplinas do campo da Literatura, dentro do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPE, nos encontramos em contato direto com a comunidade surda e aquilo que ela nos aponta de mais atual por suas produções e construções conceituais. Nesse contexto, vimos apresentar os nossos resultados parciais, que apontam para uma indefinição terminológica e conceitual do que seja Literatura em Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta uma crescente produção de artefatos culturais ligados à chamada Literatura Surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16: LITERATURA SURDA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LITERATURA SURDA, LETRAS-LIBRAS, LÍNGUA DE SINAIS, LÍNGUA DE SINAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA16_ID793_25072016233114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO JOSÉ MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO M."
    "autor_email" => "cristiano_monteiro100@hot"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26019
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "LITERATURA EM LIBRAS E INTERFACE CULTURAL"
    "resumo" => "Como nasce uma Literatura, a Literatura de um país ou de um povo, por exemplo? É com essa pergunta, agregada ao advento dos cursos de Letras-Libras e à discussão ininterrupta sobre o que vem a ser Literatura – seu arcabouço conceitual, seu papel como ciência e como arte, que objetivamos discutir sobre o ensino de Literatura dentro dos cursos de Letras-Libras. Esse projeto se apoia, em parte, pela pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, iniciada em 2014 e que busca, com o suporte da etnologia, e tendo por base os estudos de sociologia da educação de Bernard Lahire e na vasta obra de Pierre Bourdieu, entender como atualmente nasce a ideia de Literatura em língua de sinais. A outra ponta que alimenta nossa pesquisa, e também serve de justificativa a essa proposta, é o fato de que, como professores responsáveis pelo conjunto de disciplinas do campo da Literatura, dentro do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPE, nos encontramos em contato direto com a comunidade surda e aquilo que ela nos aponta de mais atual por suas produções e construções conceituais. Nesse contexto, vimos apresentar os nossos resultados parciais, que apontam para uma indefinição terminológica e conceitual do que seja Literatura em Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta uma crescente produção de artefatos culturais ligados à chamada Literatura Surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16: LITERATURA SURDA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LITERATURA SURDA, LETRAS-LIBRAS, LÍNGUA DE SINAIS, LÍNGUA DE SINAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA16_ID793_25072016233114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO JOSÉ MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO M."
    "autor_email" => "cristiano_monteiro100@hot"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Como nasce uma Literatura, a Literatura de um país ou de um povo, por exemplo? É com essa pergunta, agregada ao advento dos cursos de Letras-Libras e à discussão ininterrupta sobre o que vem a ser Literatura – seu arcabouço conceitual, seu papel como ciência e como arte, que objetivamos discutir sobre o ensino de Literatura dentro dos cursos de Letras-Libras. Esse projeto se apoia, em parte, pela pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, iniciada em 2014 e que busca, com o suporte da etnologia, e tendo por base os estudos de sociologia da educação de Bernard Lahire e na vasta obra de Pierre Bourdieu, entender como atualmente nasce a ideia de Literatura em língua de sinais. A outra ponta que alimenta nossa pesquisa, e também serve de justificativa a essa proposta, é o fato de que, como professores responsáveis pelo conjunto de disciplinas do campo da Literatura, dentro do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPE, nos encontramos em contato direto com a comunidade surda e aquilo que ela nos aponta de mais atual por suas produções e construções conceituais. Nesse contexto, vimos apresentar os nossos resultados parciais, que apontam para uma indefinição terminológica e conceitual do que seja Literatura em Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta uma crescente produção de artefatos culturais ligados à chamada Literatura Surda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.