Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26044
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 772
    "titulo" => "O CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS"
    "resumo" => "Nas aulas de língua portuguesa, muitas vezes os textos literários são tomados como pretexto para tratar de normas gramaticais ou simplesmente como um meio para treinar habilidades de compreensão textual nos estudantes. Tais abordagens dificultam e até mesmo impedem que o texto literário seja visto como arte que proporciona prazer estético, novos conhecimentos e experiências e, dessa maneira, a função da escola de formar leitores que apreciem  literatura fica comprometida. Diante disso, este trabalho visa analisar o conto literário enquanto objeto de leitura, fruição e reflexão na sala de aula, propondo atividades em que o mesmo seja abordado em sua essência, sem descaracterizar seu aspecto artístico e fruitivo, contribuindo assim para a formação de leitores e para que o letramento literário se concretize na escola. Para realização prática desta pesquisa será proposta a leitura do conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector em que este será trabalhado a partir de uma sequência didática organizada em etapas que vão da preparação do estudante para leitura da obra até o compartilhar de impressões e entendimentos que os mesmos tiveram. Esta pesquisa tomará por base os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2000), Colomer (2007) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID772_25072016190646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEBORA NATALI DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DEBORA NATALI"
    "autor_email" => "debora-natali@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26044
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 772
    "titulo" => "O CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS"
    "resumo" => "Nas aulas de língua portuguesa, muitas vezes os textos literários são tomados como pretexto para tratar de normas gramaticais ou simplesmente como um meio para treinar habilidades de compreensão textual nos estudantes. Tais abordagens dificultam e até mesmo impedem que o texto literário seja visto como arte que proporciona prazer estético, novos conhecimentos e experiências e, dessa maneira, a função da escola de formar leitores que apreciem  literatura fica comprometida. Diante disso, este trabalho visa analisar o conto literário enquanto objeto de leitura, fruição e reflexão na sala de aula, propondo atividades em que o mesmo seja abordado em sua essência, sem descaracterizar seu aspecto artístico e fruitivo, contribuindo assim para a formação de leitores e para que o letramento literário se concretize na escola. Para realização prática desta pesquisa será proposta a leitura do conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector em que este será trabalhado a partir de uma sequência didática organizada em etapas que vão da preparação do estudante para leitura da obra até o compartilhar de impressões e entendimentos que os mesmos tiveram. Esta pesquisa tomará por base os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2000), Colomer (2007) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID772_25072016190646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEBORA NATALI DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DEBORA NATALI"
    "autor_email" => "debora-natali@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Nas aulas de língua portuguesa, muitas vezes os textos literários são tomados como pretexto para tratar de normas gramaticais ou simplesmente como um meio para treinar habilidades de compreensão textual nos estudantes. Tais abordagens dificultam e até mesmo impedem que o texto literário seja visto como arte que proporciona prazer estético, novos conhecimentos e experiências e, dessa maneira, a função da escola de formar leitores que apreciem literatura fica comprometida. Diante disso, este trabalho visa analisar o conto literário enquanto objeto de leitura, fruição e reflexão na sala de aula, propondo atividades em que o mesmo seja abordado em sua essência, sem descaracterizar seu aspecto artístico e fruitivo, contribuindo assim para a formação de leitores e para que o letramento literário se concretize na escola. Para realização prática desta pesquisa será proposta a leitura do conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector em que este será trabalhado a partir de uma sequência didática organizada em etapas que vão da preparação do estudante para leitura da obra até o compartilhar de impressões e entendimentos que os mesmos tiveram. Esta pesquisa tomará por base os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2000), Colomer (2007) entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.