Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DO CAMEAM/UERN.

Palavra-chaves: PIBID, LICENCIATURA, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26183
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DO CAMEAM/UERN."
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho relata os impactos do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM/UERN, objetivando investigar as contribuições do referido projeto para sua formação inicial acadêmica e posteriormente para atuação no seu futuro campo de trabalho: à docência. O estudo se caracterizou por uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de autores que trazem discussões relevantes com relação a importância e o papel do PIBID para a formação de futuros professores, bem como, uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com um questionário de perguntas aplicado a duas bolsistas (sujeitos da pesquisa), referentes as contribuições que o PIBID de Pedagogia e o seu subprojeto Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação, vem possibilitando para a prática enquanto futuros professores/educadores. Por meio desse estudo foi possível concluir que o programa traz contribuições para o amadurecimento dos licenciandos ao longo da sua formação, e estabelece uma relevância na articulação entre a teoria e a prática no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID156_20112016220616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIRAÍRE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRAÍRE (LILA)"
    "autor_email" => "miraire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26183
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DO CAMEAM/UERN."
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho relata os impactos do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM/UERN, objetivando investigar as contribuições do referido projeto para sua formação inicial acadêmica e posteriormente para atuação no seu futuro campo de trabalho: à docência. O estudo se caracterizou por uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de autores que trazem discussões relevantes com relação a importância e o papel do PIBID para a formação de futuros professores, bem como, uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com um questionário de perguntas aplicado a duas bolsistas (sujeitos da pesquisa), referentes as contribuições que o PIBID de Pedagogia e o seu subprojeto Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação, vem possibilitando para a prática enquanto futuros professores/educadores. Por meio desse estudo foi possível concluir que o programa traz contribuições para o amadurecimento dos licenciandos ao longo da sua formação, e estabelece uma relevância na articulação entre a teoria e a prática no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID156_20112016220616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIRAÍRE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRAÍRE (LILA)"
    "autor_email" => "miraire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: O presente trabalho relata os impactos do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM/UERN, objetivando investigar as contribuições do referido projeto para sua formação inicial acadêmica e posteriormente para atuação no seu futuro campo de trabalho: à docência. O estudo se caracterizou por uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de autores que trazem discussões relevantes com relação a importância e o papel do PIBID para a formação de futuros professores, bem como, uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com um questionário de perguntas aplicado a duas bolsistas (sujeitos da pesquisa), referentes as contribuições que o PIBID de Pedagogia e o seu subprojeto Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação, vem possibilitando para a prática enquanto futuros professores/educadores. Por meio desse estudo foi possível concluir que o programa traz contribuições para o amadurecimento dos licenciandos ao longo da sua formação, e estabelece uma relevância na articulação entre a teoria e a prática no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.