FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27357 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências de professores em formação inicial que foram vivenciadas no estágio do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB, no ano de 2013, nas turmas da 1ª e da 2ª série do ensino médio. Durante a participação no programa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona a escola e a sala de aula. Para o desenvolvimento do presente artigo nos embasamos em alguns estudiosos dedicado ao campo da educação e do estágio como: Borssoi (2008), Lugle e Magalhães (2013), Pimenta e Lima (2006). A metodologia adotada pela coordenadora do nosso grupo, do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB 2013, foi pautada, inicialmente, na observação das aulas de língua portuguesa e integração no ambiente escolar; no decorrer do programa, ocorreram reuniões semanais e encontros pedagógicos com a presença da orientadora e dos estagiários; nesses encontros discutíamos sobre o processo de formação inicial e a respeito das experiências vivenciadas durante a semana, em seguida iniciava a apresentação, a leitura e a discussão dos textos para o processo de intervenção em sala de aula. Buscava-se trabalhar com os alunos em sala de aula, a leitura, a interpretação de textos a produção de textual e a análise linguística. Na semana seguinte, após termos executado a atividade proposta, todos os estagiários, comentavam os pontos positivos e o que poderia ser melhorado em sala de aula. Diante disso, compreendemos que o estágio foi essencial para nós enquanto futuras docentes, uma vez que proporcionou uma aproximação com realidade escolar e com os alunos que vamos encontrar em nossa vida profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, PROMEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1409_17032017205456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO" "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA MELO" "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27357 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências de professores em formação inicial que foram vivenciadas no estágio do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB, no ano de 2013, nas turmas da 1ª e da 2ª série do ensino médio. Durante a participação no programa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona a escola e a sala de aula. Para o desenvolvimento do presente artigo nos embasamos em alguns estudiosos dedicado ao campo da educação e do estágio como: Borssoi (2008), Lugle e Magalhães (2013), Pimenta e Lima (2006). A metodologia adotada pela coordenadora do nosso grupo, do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB 2013, foi pautada, inicialmente, na observação das aulas de língua portuguesa e integração no ambiente escolar; no decorrer do programa, ocorreram reuniões semanais e encontros pedagógicos com a presença da orientadora e dos estagiários; nesses encontros discutíamos sobre o processo de formação inicial e a respeito das experiências vivenciadas durante a semana, em seguida iniciava a apresentação, a leitura e a discussão dos textos para o processo de intervenção em sala de aula. Buscava-se trabalhar com os alunos em sala de aula, a leitura, a interpretação de textos a produção de textual e a análise linguística. Na semana seguinte, após termos executado a atividade proposta, todos os estagiários, comentavam os pontos positivos e o que poderia ser melhorado em sala de aula. Diante disso, compreendemos que o estágio foi essencial para nós enquanto futuras docentes, uma vez que proporcionou uma aproximação com realidade escolar e com os alunos que vamos encontrar em nossa vida profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, PROMEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1409_17032017205456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO" "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA MELO" "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }