O CORDEL E O LETRAMENTO LITERÁRIO:TEORIA E PRÁTICA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27474 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "O CORDEL E O LETRAMENTO LITERÁRIO:TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo versa acerca do gênero cordel na perspectiva do letramento literário e objetiva ressaltar a necessidade da leitura simultânea palavra–imagem para o completo estabelecimento dos sentidos presentes nos textos constituídos verbo-visualmente, dentre eles, o gênero citado. Este estudo está estruturado em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira forma o corpo deste artigo e consta de uma revisão a respeito dos dois eixos constitutivos desta pesquisa: o gênero cordel e o letramento literário. A segunda, apresentada na forma de texto complementar, traz uma proposta prática de como trabalhar com o folheto, em sala de aula, mediante a aplicação de uma sequência didática, elaborada a partir da leitura e análise do folheto de cordel A mulher que se casou dezoito vezes..., de Valeriano Felix dos Santos. A sequência mencionada é composta por atividades e jogos que possibilitam a realização da leitura verbo-visual do folheto e o estudo comparativo entre as capas das duas versões existentes do livreto. No processo de estudo geral da obra foi enfatizada a leitura concomitante das duas formas de linguagem, a verbal e a visual, constitutivas do gênero, haja vista que, em sala de aula, pode ocorrer a tendência do folheto de cordel, em sua leitura, ser considerado ora sob a perspectiva verbal, ora sob a perspectiva visual separadamente. Espera-se que os alunos compreendam a necessidade de conjugar a leitura da linguagem verbal e da linguagem visual para apreender de forma mais completa os diversos sentidos do gênero cordel, e, consequentemente, de outros gêneros estruturados verbo-visualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, GÊNERO TEXTUAL, CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID577_14022017135223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEIDE SANTOS ROZA" "autor_nome_curto" => "EDLEIDE ROZA" "autor_email" => "edlsanroza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27474 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "O CORDEL E O LETRAMENTO LITERÁRIO:TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo versa acerca do gênero cordel na perspectiva do letramento literário e objetiva ressaltar a necessidade da leitura simultânea palavra–imagem para o completo estabelecimento dos sentidos presentes nos textos constituídos verbo-visualmente, dentre eles, o gênero citado. Este estudo está estruturado em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira forma o corpo deste artigo e consta de uma revisão a respeito dos dois eixos constitutivos desta pesquisa: o gênero cordel e o letramento literário. A segunda, apresentada na forma de texto complementar, traz uma proposta prática de como trabalhar com o folheto, em sala de aula, mediante a aplicação de uma sequência didática, elaborada a partir da leitura e análise do folheto de cordel A mulher que se casou dezoito vezes..., de Valeriano Felix dos Santos. A sequência mencionada é composta por atividades e jogos que possibilitam a realização da leitura verbo-visual do folheto e o estudo comparativo entre as capas das duas versões existentes do livreto. No processo de estudo geral da obra foi enfatizada a leitura concomitante das duas formas de linguagem, a verbal e a visual, constitutivas do gênero, haja vista que, em sala de aula, pode ocorrer a tendência do folheto de cordel, em sua leitura, ser considerado ora sob a perspectiva verbal, ora sob a perspectiva visual separadamente. Espera-se que os alunos compreendam a necessidade de conjugar a leitura da linguagem verbal e da linguagem visual para apreender de forma mais completa os diversos sentidos do gênero cordel, e, consequentemente, de outros gêneros estruturados verbo-visualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, GÊNERO TEXTUAL, CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID577_14022017135223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEIDE SANTOS ROZA" "autor_nome_curto" => "EDLEIDE ROZA" "autor_email" => "edlsanroza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }