O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27523 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 1082 "titulo" => "O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA" "resumo" => """ O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA\r\n \r\n Jacson Gonçalves de Oliveira\r\n Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com \r\n \r\n \r\n Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas.\r\n Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, NIETZSCHE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1082_14032017133535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACSON GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JACSON" "autor_email" => "gonsalvespb83@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27523 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 1082 "titulo" => "O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA" "resumo" => """ O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA\r\n \r\n Jacson Gonçalves de Oliveira\r\n Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com \r\n \r\n \r\n Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas.\r\n Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, NIETZSCHE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1082_14032017133535.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACSON GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JACSON" "autor_email" => "gonsalvespb83@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }