TRABALHO COM RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27660 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "TRABALHO COM RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No cotidiano escolar, nas aulas de língua portuguesa e demais momentos que envolvam atividades de linguagem, é recorrente o fato de os discentes apresentarem bastantes dificuldades nas tarefas relacionadas com a leitura e a escrita de textos. Isso ocorre porque o processo de ensino aprendizagem de gêneros textuais é desenvolvido de maneira limitada, pois os alunos são levados, geralmente, apenas a reconhecer a forma de determinado gênero. Dessa maneira, a proposta de trabalho que apresentamos tem como foco o desenvolvimento de atividades de retextualização com o gênero conto em sala de aula, especificamente em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de suscitar a reflexão sobre as possibilidades de escrita a partir de um determinado texto. Por isso, diante da interpretação de contos, vislumbramos o desenvolvimento de habilidades de leitura, inerentes ao gênero conto e a capacidade de produção textual do gênero notícia, observando as perspectivas de escrita, com base nas temáticas abordadas no texto literário. O direcionamento teórico dessa abordagem está relacionado às ideias de letramento autônomo, ideológico, em suas dimensões individual e social; às questões de interacionismo sociodiscursivo, além dos fatores inerentes ao estudo de gêneros textuais, retextualização, principalmente da escrita para a escrita; e, ainda, os aspectos relacionados à intertextualidade. Da mesma forma, pretendemos apresentar uma proposta de atividade com a leitura de contos, de forma que os alunos possam desenvolver a sua competência comunicativa com a escrita do gênero jornalístico em questão. Nesse sentido, acreditamos que os discentes terão condições de desenvolver também a escrita de outros textos, mediante a análise de um texto base e construir um circuito de gêneros, de acordo com o suporte dado em sala de aula pelo professor, no sentido de que se desenvolva o entendimento de que há várias possibilidades comunicativas a partir de um dado texto, indo além de sua superfície textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTOS, RETEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1109_15032017193313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington83souza@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27660 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "TRABALHO COM RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No cotidiano escolar, nas aulas de língua portuguesa e demais momentos que envolvam atividades de linguagem, é recorrente o fato de os discentes apresentarem bastantes dificuldades nas tarefas relacionadas com a leitura e a escrita de textos. Isso ocorre porque o processo de ensino aprendizagem de gêneros textuais é desenvolvido de maneira limitada, pois os alunos são levados, geralmente, apenas a reconhecer a forma de determinado gênero. Dessa maneira, a proposta de trabalho que apresentamos tem como foco o desenvolvimento de atividades de retextualização com o gênero conto em sala de aula, especificamente em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de suscitar a reflexão sobre as possibilidades de escrita a partir de um determinado texto. Por isso, diante da interpretação de contos, vislumbramos o desenvolvimento de habilidades de leitura, inerentes ao gênero conto e a capacidade de produção textual do gênero notícia, observando as perspectivas de escrita, com base nas temáticas abordadas no texto literário. O direcionamento teórico dessa abordagem está relacionado às ideias de letramento autônomo, ideológico, em suas dimensões individual e social; às questões de interacionismo sociodiscursivo, além dos fatores inerentes ao estudo de gêneros textuais, retextualização, principalmente da escrita para a escrita; e, ainda, os aspectos relacionados à intertextualidade. Da mesma forma, pretendemos apresentar uma proposta de atividade com a leitura de contos, de forma que os alunos possam desenvolver a sua competência comunicativa com a escrita do gênero jornalístico em questão. Nesse sentido, acreditamos que os discentes terão condições de desenvolver também a escrita de outros textos, mediante a análise de um texto base e construir um circuito de gêneros, de acordo com o suporte dado em sala de aula pelo professor, no sentido de que se desenvolva o entendimento de que há várias possibilidades comunicativas a partir de um dado texto, indo além de sua superfície textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTOS, RETEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1109_15032017193313.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington83souza@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }