Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES A PARTIR DAS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA, DE STEPHEN BALL.

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS., DIMENSÕES DE CONTEXTO., CONTEXTO ESCOLAR., PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. Comunicação Oral (CO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo, visamos analisar como a política pública é encenada a partir das relações entre as dimensões contextuais da atuação de políticas de Ball: contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos; que estão presentes no Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). A análise foi feita a partir de dois documentos do referido projeto: o folder de apresentação do PPDT e o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma. Para isso utilizamos a metodologia de análise documental, no qual dispusemos esses dois documentos orientadores para situar o PPDT e o contrapor com as definições das dimensões contextuais. O PPDT foi criado a partir do Projeto Director de Turma, que teve sua origem em Portugal, essa nova versão é adotada por escolas públicas no estado do Ceará; assim o processo de tradução dessa política foi recontextualizado tendo em vista esse novo cenário. O artigo está dividido em uma breve contextualização sobre o ciclo de políticas, explanação sobre o PPDT e, posteriormente, análise dos documentos. Verificamos que o PPDT, quanto às propostas de currículo, metodologias, tempo e ações voltadas para alunos e professores, estão ligados às formas como as políticas são atuadas e traduzidas nas escolas, apesar de algumas lacunas no que se refere ao processo burocrático do preenchimento de fichas de acompanhamento das salas e do tempo escasso destinado aos professores para os planejamentos das atividades do projeto. São sugeridas, aqui, algumas modificações no que se refere à sessão de Formação para a Cidadania do projeto em questão.

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