Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho relata as experiências iniciais do projeto de Iniciação Científica (PROIC – 2017/2018) “O profissional de Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos”, em andamento, que discute a relação entre o Estágio Supervisionado III e a formação inicial a partir do componente curricular Educação Física para Jovens e Adultos ofertado a uma turma do último período do curso de Licenciatura em Educação Física (noturno) de uma instituição de ensino superior (IES) privada do município de Natal-RN (UNIFACEX). Por meio do Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e a aplicação de questionários com os alunos participantes (amostra) da pesquisa foi possível elaborar algumas conclusões parciais, tai como: a importância de discutir na formação inicial as problemáticas da EJA para proporcionar ao aluno uma organização didática mais segura, plural e contextualizada com a realidade dos alunos da EJA. Além disso, os professores do sistema público de ensino do município de Natal-RN apontavam, em 2016, as inúmeras dificuldades ao sistematizar o conhecimento na EJA, eram elas: a evasão, o abandono escolar e a heterogeneidade das turmas. Desta maneira, estes professores relataram em Barros (2016) que não tiveram oportunidade de refletir didaticamente sobre a EJA na formação inicial, logo, esta pesquisa (PROIC 2017/2018) justifica-se como um potencial para agir diretamente na atuação profissional. Percebendo isto, no desenvolvimento da disciplina “Educação Física para Jovens e Adultos” as Práticas como Componente Curricular (PCC) se tornaram uma estratégia para simular situações reais de uma sala de aula da EJA, nesta, os alunos conseguem agir com mais autonomia, supervisionados pelo professor da disciplina e certos desta segurança chegam ao campo de estágio com mais esperança de organizarem ações exitosas.

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