Este trabalho se baseia em um projeto de pesquisa em fase inicial, desenvolvido por alunos do
Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, sobe orientação de um professor
coordenador do projeto, com o objetivo de promover e incentivar, junto às escolas da rede pública
municipal de Assu, Ipanguaçu e Itajá, a inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis
da educação infantil e fundamental. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno
porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é
ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças, bem como o modelo
apresenta grande economia de água. Nesse contexto, devido a região Nordeste e o Rio Grande do
Norte, em especial o interior do Estado, estarem vivenciando uma crise hídrica nos últimos anos, a
difusão de técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação,
exemplificada na Horta Vertical, se contituem em importante instrumento de conscientização de
crianças e jovens. Assim, propomos a montagem de um protótipo feito com pedaços de cano,
mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do
escoamento, através do processo de percolação e apresentar em aulas de ciências nas quais se
trabalham com a temática ambiental. Entendemos que o ambiente onde o ser humano habita deve
estar em equilíbrio com o lugar onde se vive, assim, o educador, deve apresentar ao discente, da
forma mais simples possível, elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. Ao
apresentar esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental
no ambiente escolar, como conteúdo de capaz de contribuir para uma formação ampla dos alunos,
esperamos colaborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis
e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar
individual e da sociedade.