Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA VERTICAL, REUSO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35267
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3050
    "inscrito_id" => 3203
    "titulo" => """
      A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL\r\n
      NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho se baseia em um projeto de pesquisa em fase inicial, desenvolvido por alunos do\r\n
      Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, sobe orientação de um professor\r\n
      coordenador do projeto, com o objetivo de promover e incentivar, junto às escolas da rede pública\r\n
      municipal de Assu, Ipanguaçu e Itajá, a inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis\r\n
      da educação infantil e fundamental. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno\r\n
      porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é\r\n
      ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças, bem como o modelo\r\n
      apresenta grande economia de água. Nesse contexto, devido a região Nordeste e o Rio Grande do\r\n
      Norte, em especial o interior do Estado, estarem vivenciando uma crise hídrica nos últimos anos, a\r\n
      difusão de técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação,\r\n
      exemplificada na Horta Vertical, se contituem em importante instrumento de conscientização de\r\n
      crianças e jovens. Assim, propomos a montagem de um protótipo feito com pedaços de cano,\r\n
      mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do\r\n
      escoamento, através do processo de percolação e apresentar em aulas de ciências nas quais se\r\n
      trabalham com a temática ambiental. Entendemos que o ambiente onde o ser humano habita deve\r\n
      estar em equilíbrio com o lugar onde se vive, assim, o educador, deve apresentar ao discente, da\r\n
      forma mais simples possível, elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. Ao\r\n
      apresentar esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental\r\n
      no ambiente escolar, como conteúdo de capaz de contribuir para uma formação ampla dos alunos,\r\n
      esperamos colaborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis\r\n
      e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar\r\n
      individual e da sociedade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA VERTICAL, REUSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID3203_03102017171521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RAFAEL DAS CHAGAS "
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE R"
    "autor_email" => "alexandredantas11@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35267
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3050
    "inscrito_id" => 3203
    "titulo" => """
      A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL\r\n
      NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho se baseia em um projeto de pesquisa em fase inicial, desenvolvido por alunos do\r\n
      Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, sobe orientação de um professor\r\n
      coordenador do projeto, com o objetivo de promover e incentivar, junto às escolas da rede pública\r\n
      municipal de Assu, Ipanguaçu e Itajá, a inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis\r\n
      da educação infantil e fundamental. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno\r\n
      porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é\r\n
      ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças, bem como o modelo\r\n
      apresenta grande economia de água. Nesse contexto, devido a região Nordeste e o Rio Grande do\r\n
      Norte, em especial o interior do Estado, estarem vivenciando uma crise hídrica nos últimos anos, a\r\n
      difusão de técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação,\r\n
      exemplificada na Horta Vertical, se contituem em importante instrumento de conscientização de\r\n
      crianças e jovens. Assim, propomos a montagem de um protótipo feito com pedaços de cano,\r\n
      mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do\r\n
      escoamento, através do processo de percolação e apresentar em aulas de ciências nas quais se\r\n
      trabalham com a temática ambiental. Entendemos que o ambiente onde o ser humano habita deve\r\n
      estar em equilíbrio com o lugar onde se vive, assim, o educador, deve apresentar ao discente, da\r\n
      forma mais simples possível, elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. Ao\r\n
      apresentar esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental\r\n
      no ambiente escolar, como conteúdo de capaz de contribuir para uma formação ampla dos alunos,\r\n
      esperamos colaborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis\r\n
      e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar\r\n
      individual e da sociedade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA VERTICAL, REUSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID3203_03102017171521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RAFAEL DAS CHAGAS "
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE R"
    "autor_email" => "alexandredantas11@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho se baseia em um projeto de pesquisa em fase inicial, desenvolvido por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, sobe orientação de um professor coordenador do projeto, com o objetivo de promover e incentivar, junto às escolas da rede pública municipal de Assu, Ipanguaçu e Itajá, a inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis da educação infantil e fundamental. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças, bem como o modelo apresenta grande economia de água. Nesse contexto, devido a região Nordeste e o Rio Grande do Norte, em especial o interior do Estado, estarem vivenciando uma crise hídrica nos últimos anos, a difusão de técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação, exemplificada na Horta Vertical, se contituem em importante instrumento de conscientização de crianças e jovens. Assim, propomos a montagem de um protótipo feito com pedaços de cano, mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do escoamento, através do processo de percolação e apresentar em aulas de ciências nas quais se trabalham com a temática ambiental. Entendemos que o ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive, assim, o educador, deve apresentar ao discente, da forma mais simples possível, elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. Ao apresentar esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental no ambiente escolar, como conteúdo de capaz de contribuir para uma formação ampla dos alunos, esperamos colaborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar individual e da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.