A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E A ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35582 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1961 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E A ESCOLA" "resumo" => "Vários estudos têm apontado uma carência em relação ao debate sobre política em sala de aula, bem como a falta de interesse dos alunos pelo mesmo. O presente trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo verificar se o tema política vem sendo discutido pelos professores nas salas de aula do ensino médio na cidade de Araruna-PB. Política é uma forma de o cidadão se organizar em sociedade e esta encontra-se estruturada por meio de relações políticas que não se limita, apenas, às políticas partidárias; é de fundamental importância que as escolas tratem sobre o assunto em sala de aula. No país, atualmente se apresenta alguns retrocessos para com a formação crítica dos alunos advindas nas reformas educacionais vigentes; projetos de lei como o Escola Sem Partido visam coibir a discussão sobre política em sala de aula, levando os alunos a não terem um senso crítico sobre polítia. A Nova Reforma do Ensino Médio também vai colaborar para um analfabetismo político, extinguindo componentes curriculares, como História e Geografia, classicamente conhecidas como essenciais para uma leitura de mundo e de sujeito. Este artigo está fundamentado em autores, como: Buffa (2000); Saviani (2000); dentre outros, que dão a fundamentação científica necessária. No percurso metodológico, este estudo se caracteriza pela pesquisa do tipo quali-quantitativa descritiva, sendo bibliográfica e de campo, em conformidade com Minayo (2010). Ao analisar os seus resultados, verifica-se a importância de se ter um ensino que abranja o conhecimento político de uma forma mais ampla, com liberdade de pensamento e expressão para todos os cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, POLÍTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1412_11092017154231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PROTAZIO DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "PROTAZIO" "autor_email" => "protazio.popo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35582 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1961 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E A ESCOLA" "resumo" => "Vários estudos têm apontado uma carência em relação ao debate sobre política em sala de aula, bem como a falta de interesse dos alunos pelo mesmo. O presente trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo verificar se o tema política vem sendo discutido pelos professores nas salas de aula do ensino médio na cidade de Araruna-PB. Política é uma forma de o cidadão se organizar em sociedade e esta encontra-se estruturada por meio de relações políticas que não se limita, apenas, às políticas partidárias; é de fundamental importância que as escolas tratem sobre o assunto em sala de aula. No país, atualmente se apresenta alguns retrocessos para com a formação crítica dos alunos advindas nas reformas educacionais vigentes; projetos de lei como o Escola Sem Partido visam coibir a discussão sobre política em sala de aula, levando os alunos a não terem um senso crítico sobre polítia. A Nova Reforma do Ensino Médio também vai colaborar para um analfabetismo político, extinguindo componentes curriculares, como História e Geografia, classicamente conhecidas como essenciais para uma leitura de mundo e de sujeito. Este artigo está fundamentado em autores, como: Buffa (2000); Saviani (2000); dentre outros, que dão a fundamentação científica necessária. No percurso metodológico, este estudo se caracteriza pela pesquisa do tipo quali-quantitativa descritiva, sendo bibliográfica e de campo, em conformidade com Minayo (2010). Ao analisar os seus resultados, verifica-se a importância de se ter um ensino que abranja o conhecimento político de uma forma mais ampla, com liberdade de pensamento e expressão para todos os cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, POLÍTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1412_11092017154231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PROTAZIO DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "PROTAZIO" "autor_email" => "protazio.popo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }