Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, JOVENS, NUTRIÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35759
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1367
    "inscrito_id" => 2998
    "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação.  A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, JOVENS, NUTRIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2998_10092017151744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA FREITAS DOS SANTOS BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA "
    "autor_email" => "andressa17s2freitas@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35759
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1367
    "inscrito_id" => 2998
    "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação.  A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, JOVENS, NUTRIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2998_10092017151744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA FREITAS DOS SANTOS BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA "
    "autor_email" => "andressa17s2freitas@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação. A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.