Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS VOZES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35975
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 679
    "inscrito_id" => 6468
    "titulo" => "AS VOZES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho buscou destacar os principais impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa no interior das escolas parceiras, por meio das vozes dos diretores. O material empírico partiu das cartas que os diretores das escolas parceiras do Pibid/UEPG destinaram à Capes como forma de mobilização para a continuidade do programa, que sofreria cortes em 2015. A pesquisa contou com 24 cartas e nelas os diretores destacavam a importância do programa e como ele contribuía para o trabalho pedagógico no interior das escolas públicas de educação básica. Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e surgiu por meio do estágio realizado junto à coordenação do programa no período de abril de 2014 a julho de 2016, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa de cunho qualitativo baseou-se nos estudos de alguns autores que se debruçaram sobre a formação de professores, realizando algumas reflexões importantes sobre a prática docente. Os resultados da pesquisa mostraram que: o Pibid é um grande aliado para a melhoria da qualidade da educação em nosso país, trazendo impactos positivos e significativos para a formação do futuro professor; a participação no projeto oportuniza ao professor da escola repensar sua trajetória como docente. Desta forma as ações do programa contribuem com os bolsistas licenciandos que tem a possibilidade de melhorar a sua formação inicial, os professores e alunos da escola como também os demais estudantes da educação básica que frequentam a escola parceira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6468_01092017185223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAMILA"
    "autor_email" => "anacamiladeandrade@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35975
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 679
    "inscrito_id" => 6468
    "titulo" => "AS VOZES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho buscou destacar os principais impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa no interior das escolas parceiras, por meio das vozes dos diretores. O material empírico partiu das cartas que os diretores das escolas parceiras do Pibid/UEPG destinaram à Capes como forma de mobilização para a continuidade do programa, que sofreria cortes em 2015. A pesquisa contou com 24 cartas e nelas os diretores destacavam a importância do programa e como ele contribuía para o trabalho pedagógico no interior das escolas públicas de educação básica. Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e surgiu por meio do estágio realizado junto à coordenação do programa no período de abril de 2014 a julho de 2016, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa de cunho qualitativo baseou-se nos estudos de alguns autores que se debruçaram sobre a formação de professores, realizando algumas reflexões importantes sobre a prática docente. Os resultados da pesquisa mostraram que: o Pibid é um grande aliado para a melhoria da qualidade da educação em nosso país, trazendo impactos positivos e significativos para a formação do futuro professor; a participação no projeto oportuniza ao professor da escola repensar sua trajetória como docente. Desta forma as ações do programa contribuem com os bolsistas licenciandos que tem a possibilidade de melhorar a sua formação inicial, os professores e alunos da escola como também os demais estudantes da educação básica que frequentam a escola parceira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6468_01092017185223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAMILA"
    "autor_email" => "anacamiladeandrade@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho buscou destacar os principais impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa no interior das escolas parceiras, por meio das vozes dos diretores. O material empírico partiu das cartas que os diretores das escolas parceiras do Pibid/UEPG destinaram à Capes como forma de mobilização para a continuidade do programa, que sofreria cortes em 2015. A pesquisa contou com 24 cartas e nelas os diretores destacavam a importância do programa e como ele contribuía para o trabalho pedagógico no interior das escolas públicas de educação básica. Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e surgiu por meio do estágio realizado junto à coordenação do programa no período de abril de 2014 a julho de 2016, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa de cunho qualitativo baseou-se nos estudos de alguns autores que se debruçaram sobre a formação de professores, realizando algumas reflexões importantes sobre a prática docente. Os resultados da pesquisa mostraram que: o Pibid é um grande aliado para a melhoria da qualidade da educação em nosso país, trazendo impactos positivos e significativos para a formação do futuro professor; a participação no projeto oportuniza ao professor da escola repensar sua trajetória como docente. Desta forma as ações do programa contribuem com os bolsistas licenciandos que tem a possibilidade de melhorar a sua formação inicial, os professores e alunos da escola como também os demais estudantes da educação básica que frequentam a escola parceira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.