Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPACITAÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA PARA O ANO INTERNACIONAL DA LUZ

Palavra-chaves: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE FÍSICA, ANO INTERACIONAL DA LUZ, ANO INTERACIONAL DA LUZ Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No Brasil, atividades como de divulgação científica foram realizadas para se comemorar o Ano Internacional da Luz. Nesse texto pretende-se discutir o processo de capacitação dos alunos do curso de graduação de Licenciatura em Física de uma universidade pública que atuaram nessas ações. Do ponto de vista teórico, se ancorou em Freire para se posicionar distante da educação bancária e pautada na memorização para, então, se apresentar o conceito de alfabetização científica. Este, segundo Chassot (2000), tem como objetivo de levar o público a se apropriar do conhecimento científico como linguagem para melhor compreender o mundo em que vive e, assim, transformá-lo. Metodologicamente, tratou-se do estudo de uma oficina com 5 momentos que discutiam aspectos da Luz e seu ensino na divulgação científica. A pesquisa fez uso de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um questionário cujas respostas foram tabuladas em uma planilha eletrônica antes de serem analisadas. A análise de dados foi realizada por meio da Análise Temática de Bardin (1977). Para realiza-la, fez-se a leitura flutuante das respostas, adotou-se o tema como unidade de registro, realizou-se uma pré-análise com o intuito de explorar o material e identificar categorias e subcategorias (GUERRA, 2006). Assim, a partir da inferência se interpretou os resultados. Ao todo 13 estudantes preencheram e entregaram o questionário respondido. A análise das respostas será apresentada por meio de Tabelas com a frequência de cada tema identificado nas respostas dos alunos, tal que cada Tabela apresentada a análise de uma única pergunta. Com relação ao conceito de cor, observou-se que apenas uma única resposta associava a cor aos seus aspectos fundamentais, a saber: uma característica da onda eletromagnética (luz); uma intepretação fisiológica da frequência dessa radiação pelas células da retina e dos sinais elétricos emitidos para o cérebro. Quando contextualizado, o resultado mudou, sendo possível perceber que o aspecto biológico deixou de estar presente nas respostas. No contexto de do arco-íris, a maioria dos estudantes conseguiu identificar que a sua cor tem origem na refração da luz pela gota da chuva, apenas. Ou seja, apesar de estarem regularmente matriculados em um curso de física, aspectos básicos de óptica geométrica e de eletromagnetismo ainda não haviam sido plenamente compreendidos. Portanto, ações que possam ampliar as oportunidades formativas podem reduzir as deficiências e contribuir para uma melhor prática docente no futuro. A título de conclusão, destaca-se a importância que ações como essas têm para a sociedade. Inicialmente voltada para a divulgação científica do grande público, o investimento do setor público e do setor privado na divulgação científica potencializam, também, a formação inicial de professores, visto que essas ações têm os alunos dos cursos de licenciatura como monitores, sendo frequente que esses participem de cursos de capacitação para exercê-las.

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