Este trabalho é baseado em estudos e debates realizados na disciplina Educação para a diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que nos motivou compreender melhor a trajetória vivenciada pelas pessoas com necessidades educacionais especiais. Desta forma, temos por objetivo refletir a historia de desafios e preconceitos dos deficientes, como também a sua conquista por direitos legais seja no âmbito moral, social ou educacional que são direitos de qualquer ser humano. A pesquisa é teórica/documental baseada nas seguintes fontes: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001); GARCIA e BEATON (2004). Está estruturada em dois momentos: primeiro, intitulada “Trajetória da pessoa com deficiência: desafios e conquistas” que propõem uma reflexão história da gênese dos fatos da pessoa com deficiência; segundo, “Direito a diversidade: documentos que rezam a favor” tratando-se dos documentos que propõe melhorias educacionais a favor da inclusão dos deficientes em escolas normais. Tais estudos revelaram que as pessoas com necessidades educacionais especiais estão, ao longo de sua história, obtendo conquistas e avanços significativos diante da sociedade, visto que as leis e diretrizes da educação especial dão suportes para que esses progressos sejam possíveis. Desta forma verificou-se a necessidade de aprofundar os estudos e pesquisas relacionadas às pessoas com necessidades educacionais especiais para que a inclusão possa acontecer na sociedade atual.