Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UMA PROPOSTAMETODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      Geografia em escolas de nível Fundamental, assim como de discussões realizadas no curso de\r\n
      Especialização em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro. Essas experiências\r\n
      suscitaram inúmeras reflexões e conduziram à elaboração da seguinte questão: Como professores de\r\n
      Geografia promovem um ensino na perspectiva da convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB) em\r\n
      escolas públicas da cidade de Cajazeiras – PB e como alunos apreendem e tematizam esse ensino?\r\n
      Verificar se, nas aulas de Geografia, os conteúdos selecionados e ensinados pelos professores\r\n
      consideram os conhecimentos locais da região buscando a convivência com o SAB e, também investigar\r\n
      se os professores de Geografia e alunos fazem uma interrelação dos conteúdos relativos ao Semiárido\r\n
      com os conhecimentos escolares da disciplina Geografia. Optou-se no estudo pela pesquisa qualitativaquantitativa\r\n
      por serem objetos de estudo das ciências sociais e por responderam a questões do cotidiano\r\n
      muito particulares. Como técnica de pesquisa os questionários (professores e alunos). Como método,\r\n
      utilizamos o comparativo por acreditarmos que esses dão subsídios que possibilitam compreender os\r\n
      desafios para um ensino de Geografia contextualizado nas escolas campos de pesquisa. A pesquisa foi\r\n
      realizada com três turmas de 9º ano de três escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.\r\n
      Nosso intuito é identificar por meio da pesquisa se a disciplina Geografia, ministrado por professores na\r\n
      educação básica, está relacionado com o cotidiano do discente e se a mesma contempla um ensino e/ou\r\n
      aprendizagem pautado na memorização de conteúdos e fora da realidade da Educação Contextualizada\r\n
      para a Convivência com Semiárido Brasileiro (ECSA).\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo “Convivência com o semiárido: uma proposta metodológica no ensino de geografia” parte de experiências obtidas através do projeto de pesquisa intitulado: Um olhar sobre o ensino de Geografia em escolas de nível Fundamental, assim como de discussões realizadas no curso de Especialização em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro. Essas experiências suscitaram inúmeras reflexões e conduziram à elaboração da seguinte questão: Como professores de Geografia promovem um ensino na perspectiva da convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB) em escolas públicas da cidade de Cajazeiras – PB e como alunos apreendem e tematizam esse ensino? Verificar se, nas aulas de Geografia, os conteúdos selecionados e ensinados pelos professores consideram os conhecimentos locais da região buscando a convivência com o SAB e, também investigar se os professores de Geografia e alunos fazem uma interrelação dos conteúdos relativos ao Semiárido com os conhecimentos escolares da disciplina Geografia. Optou-se no estudo pela pesquisa qualitativaquantitativa por serem objetos de estudo das ciências sociais e por responderam a questões do cotidiano muito particulares. Como técnica de pesquisa os questionários (professores e alunos). Como método, utilizamos o comparativo por acreditarmos que esses dão subsídios que possibilitam compreender os desafios para um ensino de Geografia contextualizado nas escolas campos de pesquisa. A pesquisa foi realizada com três turmas de 9º ano de três escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio. Nosso intuito é identificar por meio da pesquisa se a disciplina Geografia, ministrado por professores na educação básica, está relacionado com o cotidiano do discente e se a mesma contempla um ensino e/ou aprendizagem pautado na memorização de conteúdos e fora da realidade da Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido Brasileiro (ECSA). Palavras-chave: Educação Contextualizada, Ensino de Geografia, Semiárido Brasileiro.

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