Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: O PROCESSO DE REGÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE BIOLOGIA, PLANEJAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36504
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1215
    "inscrito_id" => 2729
    "titulo" => "DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: O PROCESSO DE REGÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma oportunidade única, onde o licenciando vive a dinâmica escolar, desde o espaço físico até as pessoas que nela frequentam e o meio em que elas estão inseridas, com isso, o momento de estágio supervisionado deve ser valorizado por todos os envolvidos no processo, visto que é um momento único para a vivência do futuro docente. Dessa forma, o licenciando aprende que deve sempre se atualizar a respeito do que se passa na realidade que o cerca, seja por meio de metodologias mais inovadoras ou por meio de análise da situação em que a sociedade esteja passando no momento. O ensino de biologia tem como missão fazer com que o aluno conheça um pouco a respeito do meio físico em que ele está inserido e desenvolva a capacidade de argumentar e desenvolver pensamento crítico a respeito dos enfrentamentos da sociedade. O objetivo desse trabalho é um relato de experiência a cerca de uma vivência em uma turma de Segunda Série do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, situada na Zona Sul da cidade de Natal/RN. A escola é bem equipada de recursos tecnológicos e de corpo docente, porém necessita de algumas adequações no que se refere a espaço físico. O período de regência durou cerca de dois meses, onde foram ministrados os conteúdos de fisiologia humana e assuntos relacionados, que foram Doenças Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos, Nutrição e Absorção de nutrientes, além do Processo Digestivo como um todo. A turma era bem diversa e os conteúdos chamavam atenção pela forma com que eles se relacionavam com a vida dos alunos. Todas as aulas, inúmeras perguntas relacionadas ao assunto eram feitas e isso mostrava o quanto os alunos eram interessados no conteúdo, porém, era perceptível que muitos não estudavam o conteúdo depois das aulas, refletindo no desempenho em algumas avaliações. Além disso, nesse estágio, foi perceptível que nem sempre é possível levar a dinâmica de aulas de uma universidade para uma escola de nível médio, onde isso foi demonstrado quando não foi possível ministrar os conteúdos relacionados ao Sistema Respiratório durante o período de regência, o que de fato, foi uma grande aprendizagem. Como considerações finais, acredito que o momento do estágio supervisionado é fundamental para a vivência do então discente de uma licenciatura. A partir do estágio, ele conhece a fundo o seu futuro local de trabalho, desde como se comportam seus alunos até os casos onde o que foi planejado pode não dar certo, dependendo da realidade do momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE BIOLOGIA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2729_09092017174346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON GUILHERME SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON COSTA"
    "autor_email" => "hudsongdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36504
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1215
    "inscrito_id" => 2729
    "titulo" => "DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: O PROCESSO DE REGÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma oportunidade única, onde o licenciando vive a dinâmica escolar, desde o espaço físico até as pessoas que nela frequentam e o meio em que elas estão inseridas, com isso, o momento de estágio supervisionado deve ser valorizado por todos os envolvidos no processo, visto que é um momento único para a vivência do futuro docente. Dessa forma, o licenciando aprende que deve sempre se atualizar a respeito do que se passa na realidade que o cerca, seja por meio de metodologias mais inovadoras ou por meio de análise da situação em que a sociedade esteja passando no momento. O ensino de biologia tem como missão fazer com que o aluno conheça um pouco a respeito do meio físico em que ele está inserido e desenvolva a capacidade de argumentar e desenvolver pensamento crítico a respeito dos enfrentamentos da sociedade. O objetivo desse trabalho é um relato de experiência a cerca de uma vivência em uma turma de Segunda Série do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, situada na Zona Sul da cidade de Natal/RN. A escola é bem equipada de recursos tecnológicos e de corpo docente, porém necessita de algumas adequações no que se refere a espaço físico. O período de regência durou cerca de dois meses, onde foram ministrados os conteúdos de fisiologia humana e assuntos relacionados, que foram Doenças Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos, Nutrição e Absorção de nutrientes, além do Processo Digestivo como um todo. A turma era bem diversa e os conteúdos chamavam atenção pela forma com que eles se relacionavam com a vida dos alunos. Todas as aulas, inúmeras perguntas relacionadas ao assunto eram feitas e isso mostrava o quanto os alunos eram interessados no conteúdo, porém, era perceptível que muitos não estudavam o conteúdo depois das aulas, refletindo no desempenho em algumas avaliações. Além disso, nesse estágio, foi perceptível que nem sempre é possível levar a dinâmica de aulas de uma universidade para uma escola de nível médio, onde isso foi demonstrado quando não foi possível ministrar os conteúdos relacionados ao Sistema Respiratório durante o período de regência, o que de fato, foi uma grande aprendizagem. Como considerações finais, acredito que o momento do estágio supervisionado é fundamental para a vivência do então discente de uma licenciatura. A partir do estágio, ele conhece a fundo o seu futuro local de trabalho, desde como se comportam seus alunos até os casos onde o que foi planejado pode não dar certo, dependendo da realidade do momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE BIOLOGIA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2729_09092017174346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON GUILHERME SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON COSTA"
    "autor_email" => "hudsongdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio supervisionado é uma oportunidade única, onde o licenciando vive a dinâmica escolar, desde o espaço físico até as pessoas que nela frequentam e o meio em que elas estão inseridas, com isso, o momento de estágio supervisionado deve ser valorizado por todos os envolvidos no processo, visto que é um momento único para a vivência do futuro docente. Dessa forma, o licenciando aprende que deve sempre se atualizar a respeito do que se passa na realidade que o cerca, seja por meio de metodologias mais inovadoras ou por meio de análise da situação em que a sociedade esteja passando no momento. O ensino de biologia tem como missão fazer com que o aluno conheça um pouco a respeito do meio físico em que ele está inserido e desenvolva a capacidade de argumentar e desenvolver pensamento crítico a respeito dos enfrentamentos da sociedade. O objetivo desse trabalho é um relato de experiência a cerca de uma vivência em uma turma de Segunda Série do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, situada na Zona Sul da cidade de Natal/RN. A escola é bem equipada de recursos tecnológicos e de corpo docente, porém necessita de algumas adequações no que se refere a espaço físico. O período de regência durou cerca de dois meses, onde foram ministrados os conteúdos de fisiologia humana e assuntos relacionados, que foram Doenças Sexualmente Transmissíveis, Métodos Contraceptivos, Nutrição e Absorção de nutrientes, além do Processo Digestivo como um todo. A turma era bem diversa e os conteúdos chamavam atenção pela forma com que eles se relacionavam com a vida dos alunos. Todas as aulas, inúmeras perguntas relacionadas ao assunto eram feitas e isso mostrava o quanto os alunos eram interessados no conteúdo, porém, era perceptível que muitos não estudavam o conteúdo depois das aulas, refletindo no desempenho em algumas avaliações. Além disso, nesse estágio, foi perceptível que nem sempre é possível levar a dinâmica de aulas de uma universidade para uma escola de nível médio, onde isso foi demonstrado quando não foi possível ministrar os conteúdos relacionados ao Sistema Respiratório durante o período de regência, o que de fato, foi uma grande aprendizagem. Como considerações finais, acredito que o momento do estágio supervisionado é fundamental para a vivência do então discente de uma licenciatura. A partir do estágio, ele conhece a fundo o seu futuro local de trabalho, desde como se comportam seus alunos até os casos onde o que foi planejado pode não dar certo, dependendo da realidade do momento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.