A dengue tem se tornado uma doença recorrente nos dias atuais. O seu vetor (Aedes Aegypti) tem sido encontrado muito comumente nas residências urbanas, onde acabam encontrando condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Esse assunto tem tomado grandes proporções e causado preocupações para administrações públicas em todo o País e para a população residente, em virtude do elevado número de pessoas atingidas ou doentes, da ampla distribuição geográfica. Os mais acometidos são crianças, idosos e grávidas. Essas que por sua vez são infectadas pela Chikungunya sendo uma doença causada pelo vetor e necessitam de maior cuidado. A falta de informação se configura um importante fator que contribui para o índice da doença. Nesse contexto, a escola possui papel fundamental na realização de ações voltadas a saúde pública, envolvendo não somente o corpo escolar como também a comunidade local no combate as endemias. Este trabalho apresenta uma pesquisa quanti/qualitativa com alunos do 6º ano do bairro Belém em Icapuí- CE, objetivando verificar o nível de conhecimento sobre a dengue e o seu vetor. O instrumento de coleta se deu através da aplicação de um questionário, aplicado em dois momentos: antes e após a atividade educativa (palestra). Os resultados obtidos revelaram que os participantes da pesquisa, demonstraram pouco conhecimento em perguntas que requeriam maior nível de informação a respeito da dengue e o seu vetor, já em questões mais simples eles demonstraram maior conhecimento. Além da pesquisa realizou-se uma atividade prática com os alunos, demonstrando pra eles situações problema na qual o mosquito poderia estar presente, a fim de fixar o que foi aprendido na palestra. Esse artigo também retrata a importância de se realizar projetos nas escolas direcionados à saúde pública.