Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, DIREITO E INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À LUZ DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, SISTEMA DE CICLOS, PEDAGOGIA DA EXPRESSÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36690
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3224
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, DIREITO E INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À LUZ DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a questão da inclusão no contexto das instituições brasileiras, partindo da implementação do sistema de ciclos no ensino fundamental, mais especificamente no estado de Minas Gerais. O percurso metodológico desta investigação foi definido tendo em vista alcançar os objetivos propostos, apoiando-se, assim, na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e explicativo, e na pesquisa documental, com análise de documentos legais referentes à temática em questão. No desenvolvimento da pesquisa, verificamos que com a proposta de incluir o ciclo, a sua forma de desenvolvimento acaba promovendo ainda mais a exclusão dos educandos que nele foram inseridos. Ideologicamente, o projeto do ciclo é bastante interessante, mas ao ser transplantado para a prática dois fatores considerados fulcrais para o seu sucesso, foram deixados de lado, a sistematização de um processo continuo de avaliação da aprendizagem, buscando identificar, o quanto antes, as dificuldades e deficiências que não foram superadas pelos educandos, para oferecer suporte ao professor na reestruturação de sua prática. E o outro fator, que na realidade complementa o anterior, seria a criação de um programa de recuperação e reforço paralelo e contínuo, oferecido aos alunos que apresentassem dificuldades na agregação da aprendizagem e dos conteúdos a ele disponibilizado e trabalhado. Sugerimos a pedagogia da expressão, com a proposta de metodologia ludocriativa como alternativa para que realmente todos os educandos tenham condições de desenvolver as suas potencialidades. Acreditamos que a pedagogia da expressão e a metodologia ludocriativa representam importantes estratégias para que as instituições educativas consigam romper com a barreira da exclusão e se tornem instituições que façam de forma efetiva a inclusão. Mesmo com a evolução das teorias relacionadas à didática, atualmente o nosso ensino ainda é fortemente marcado por características da didática tradicional, na qual o autor enuncia o tema e propõe exercícios para a fixação e memorização dos conteúdos transmitidos para os alunos. A Pedagogia da Expressão se opõe a esse modelo e se diferencia da didática tradicional, pois traz à luz o paradigma de educação atual: aprender a aprender criativamente, dentro de uma atmosfera de alegria e solidariedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SISTEMA DE CICLOS, PEDAGOGIA DA EXPRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9178_08102017205511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEINA SEVERINO BOTELHO"
    "autor_nome_curto" => "GEINA"
    "autor_email" => "geinabotelho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36690
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3224
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, DIREITO E INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À LUZ DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a questão da inclusão no contexto das instituições brasileiras, partindo da implementação do sistema de ciclos no ensino fundamental, mais especificamente no estado de Minas Gerais. O percurso metodológico desta investigação foi definido tendo em vista alcançar os objetivos propostos, apoiando-se, assim, na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e explicativo, e na pesquisa documental, com análise de documentos legais referentes à temática em questão. No desenvolvimento da pesquisa, verificamos que com a proposta de incluir o ciclo, a sua forma de desenvolvimento acaba promovendo ainda mais a exclusão dos educandos que nele foram inseridos. Ideologicamente, o projeto do ciclo é bastante interessante, mas ao ser transplantado para a prática dois fatores considerados fulcrais para o seu sucesso, foram deixados de lado, a sistematização de um processo continuo de avaliação da aprendizagem, buscando identificar, o quanto antes, as dificuldades e deficiências que não foram superadas pelos educandos, para oferecer suporte ao professor na reestruturação de sua prática. E o outro fator, que na realidade complementa o anterior, seria a criação de um programa de recuperação e reforço paralelo e contínuo, oferecido aos alunos que apresentassem dificuldades na agregação da aprendizagem e dos conteúdos a ele disponibilizado e trabalhado. Sugerimos a pedagogia da expressão, com a proposta de metodologia ludocriativa como alternativa para que realmente todos os educandos tenham condições de desenvolver as suas potencialidades. Acreditamos que a pedagogia da expressão e a metodologia ludocriativa representam importantes estratégias para que as instituições educativas consigam romper com a barreira da exclusão e se tornem instituições que façam de forma efetiva a inclusão. Mesmo com a evolução das teorias relacionadas à didática, atualmente o nosso ensino ainda é fortemente marcado por características da didática tradicional, na qual o autor enuncia o tema e propõe exercícios para a fixação e memorização dos conteúdos transmitidos para os alunos. A Pedagogia da Expressão se opõe a esse modelo e se diferencia da didática tradicional, pois traz à luz o paradigma de educação atual: aprender a aprender criativamente, dentro de uma atmosfera de alegria e solidariedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SISTEMA DE CICLOS, PEDAGOGIA DA EXPRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9178_08102017205511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEINA SEVERINO BOTELHO"
    "autor_nome_curto" => "GEINA"
    "autor_email" => "geinabotelho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a questão da inclusão no contexto das instituições brasileiras, partindo da implementação do sistema de ciclos no ensino fundamental, mais especificamente no estado de Minas Gerais. O percurso metodológico desta investigação foi definido tendo em vista alcançar os objetivos propostos, apoiando-se, assim, na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e explicativo, e na pesquisa documental, com análise de documentos legais referentes à temática em questão. No desenvolvimento da pesquisa, verificamos que com a proposta de incluir o ciclo, a sua forma de desenvolvimento acaba promovendo ainda mais a exclusão dos educandos que nele foram inseridos. Ideologicamente, o projeto do ciclo é bastante interessante, mas ao ser transplantado para a prática dois fatores considerados fulcrais para o seu sucesso, foram deixados de lado, a sistematização de um processo continuo de avaliação da aprendizagem, buscando identificar, o quanto antes, as dificuldades e deficiências que não foram superadas pelos educandos, para oferecer suporte ao professor na reestruturação de sua prática. E o outro fator, que na realidade complementa o anterior, seria a criação de um programa de recuperação e reforço paralelo e contínuo, oferecido aos alunos que apresentassem dificuldades na agregação da aprendizagem e dos conteúdos a ele disponibilizado e trabalhado. Sugerimos a pedagogia da expressão, com a proposta de metodologia ludocriativa como alternativa para que realmente todos os educandos tenham condições de desenvolver as suas potencialidades. Acreditamos que a pedagogia da expressão e a metodologia ludocriativa representam importantes estratégias para que as instituições educativas consigam romper com a barreira da exclusão e se tornem instituições que façam de forma efetiva a inclusão. Mesmo com a evolução das teorias relacionadas à didática, atualmente o nosso ensino ainda é fortemente marcado por características da didática tradicional, na qual o autor enuncia o tema e propõe exercícios para a fixação e memorização dos conteúdos transmitidos para os alunos. A Pedagogia da Expressão se opõe a esse modelo e se diferencia da didática tradicional, pois traz à luz o paradigma de educação atual: aprender a aprender criativamente, dentro de uma atmosfera de alegria e solidariedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.